13 de dez. de 2022

2022: 14 gravidas testaram positivo para HIV em Parauapebas


De acordo com o Ministério da Saúde, ainda em 2022, a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil.

Portanto, a data é de extrema importância para combater o preconceito, a desinformação e o estigma que ainda perduram em torno da doença. Se você é portador da doença não deixe de se cuidar, desde 1996 o SUS distribui gratuitamente os medicamentos para todas as pessoas que precisam de tratamento.

A AIDS – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, ainda é um problema de saúde pública global, portanto também incentive essa luta.

Com um total de 14 óbitos causados por AIDS e um número considerável de novos casos positivos para HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), o município de Parauapebas continua ofertando tratamento para as pessoas que vivem com o vírus com os serviços oferecidos nas unidades de saúde e também no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento.

De acordo com a coordenação do CTA, em 2021 foram detectados 241 novos casos, número que deve ser alcançado também neste ano, sendo que até no início de novembro já chegava a 213 o número de casos, tendo deles, 69 evoluído para AIDS. “A procura pelos testes são praticamente a mesma em todos os meses. Porém, campanhas são feitas para alcançar pessoas que, possivelmente, não procurariam o CTA para fazer o teste; e os atendimentos revelam os casos positivos, comprovando que quanto mais se testa mais casos são descobertos”, explica o enfermeiro Francisco Farias, coordenador do CTA, prevendo que, com as campanhas que são intensificadas em dezembro, o número deve ser aproximado com o de 2021, detalhando o número de casos positivos em cada mês: Janeiro, 18; Fevereiro, 18; Marco, 17; Abril, 27; Maio, 21; Junho, 31; Julho, 20; Agosto, 22; Setembro, 24; Outubro, 13; e nos primeiros dias de Novembro ocorreram 2 casos de HIV.

Até os primeiros dias do mês de novembro deste ano, 14 gravidas testaram positivo para HIV, sendo delas 11 de Parauapebas e três de outros municípios.

No mesmo período, no total geral, 71 pessoas, residente em Parauapebas, foram descobertas como infectadas com HIV, porém, destas, 69 desenvolveram AIDS. 73 pessoas de outros municípios, que buscaram os testes rápido no CTA de Parauapebas, também testaram positivo para HIV, tendo 52 desenvolvido AIDS.

Do total de 213 infectados com HIV, 153 são homens e 60 são mulheres; sendo destes 134 heterossexuais, 63 homossexuais e 16 bissexuais. Todos seguem em tratamento no CTA/SAE de Parauapebas; contribuindo para um total de 1.250 usuários cadastrados HIV/AIDS nesta unidade.

Este ano foram 14 o número de pacientes com AIDS que evoluíram a óbito, sendo sete deles em circunstância da doença (duas mulheres, quatro homens e um  homossexual masculino) e outras sete por outras causas.

39 crianças expostas estão em tratamento no CTA/SAE de Parauapebas. Em detalhes, 4 de outros municípios, sendo 3 masculinos e 1 feminino; 12 feminino e masculino, de Parauapebas; além de 14 que receberam alta, sendo 6 femininos e 8 masculinos.

O CTA/SAE de Parauapebas atende pessoas residentes em outros municípios havendo atualmente 1 de Marabá, 12 de Eldorado do Carajás, 2 de Curionópolis, e outros 193 de Parauapebas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.