25 de jan. de 2023

Má postura causa dores em crianças e adolescentes

 Pais e educadores demonstram preocupação com um dos problemas mais comuns entre crianças e adolescentes nos tempos atuais: a má postura. As consequências envolvem notadamente a saúde, podendo refletir na fase adulta da pessoa. Até mesmo o rendimento nos estudos pode ser comprometido, mostrando que o tema vai além da estética.

Fisioterapeuta do Hapvida NotreDame Intermédica, Ariane da Rocha aponta que, nos últimos anos, os consultórios apresentam maior frequência de pacientes na faixa etária entre 10 e 17 anos. Desenvolver atividades físicas regularmente é uma das principais formas de prevenção, principalmente, na fase de crescimento.


Segundo Ariane, o processo de identificação do problema é importante. "A queixa principal dos adolescentes com má postura é a dor nas costas e cervical. Também observamos a formação de uma barriga indesejada, que significa fraqueza da musculatura abdominal. A musculatura na região abdominal é de extrema importância para a manutenção de uma postura adequada", afirma a fisioterapeuta.

Ainda há sinais mais visíveis, como os ombros rodados para frente e cabeça baixa. "São indicativos que a postura precisa ser corrigida", diz Ariane.

 


Atividade física na prevenção

 A correção passa, muitas vezes, pela prevenção, evitando que as dores apareçam. "Principalmente na fase de crescimento, é muito importante que as crianças e adolescentes façam alguma atividade física para que a musculatura fortalecida acompanhe de forma integrada a estrutura óssea e articular em desenvolvimento", explica.

A lista de atividades passa pela natação, pilates e ginástica. Onde o foco principal dessas atividades visa planejamento, concentração e principalmente conscientização corporal.

A orientação é outro ponto importante, em relação a estas práticas. Muitas vezes, o excesso de treinamento ou de carga (peso) nos aparelhos de uma academia – como exemplos – são comuns entre adolescentes, que se empolgam com a atividade. Os limites individuais devem ser respeitados.

Ariane alerta para os efeitos que a postura incorreta provoca nessa faixa etária. "A má postura causa dores na coluna, constipação intestinal, dor abdominal, dores de cabeça e pescoço. Também gera escoliose, que pode ser de leve à severa. Por isso, saber identificar é muito importante para já de início buscar um bom tratamento", conta.

Sessões de pilates e reeducação postural global (RPG) são os métodos mais procurados para a correção postural. Ariane diz que esses métodos devem ser realizados por um profissional fisioterapeuta. Uma consulta médica também é indicada.

 

23 de jan. de 2023

Saúde nas férias: pediatra incentiva o check up, antes do período letivo

 A saúde das crianças é algo que não tira férias, por isso o início do ano é o momento ideal para que os pequenos realizem os exames de rotina. O tempo livre é dedicado tanto para a diversão, como para os cuidados com a saúde. Os exames podem ajudar no diagnóstico de doenças e na avaliação das vitaminas necessárias para o bom metabolismo da criança.

Conforme o pediatra Dr. Maurício Cavalcante do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, o check up é importante porque ajuda na identificação de doenças que usualmente não apresentam manifestações clínicas, facilitando o tratamento precoce de quadros que podem ser prejudiciais aos pequenos.

“Alguns exames de rotina são usualmente feitos nas crianças, dentre eles: hemograma completo, glicemia de jejum, lipidograma, parasitológico de fezes, sumário de urina, dosagem de ferro, vitamina D e creatinina. A avaliação destes exames é extremamente importante para a saúde das crianças” pontuou Dr. Maurício.

No período de férias, os cuidados de saúde devem ser reforçados, isso porque as crianças passam mais tempo em casa. Os pequenos devem ter no mínimo sete horas de sono, evitando dormir e acordar tarde, os responsáveis precisam prezar pela alimentação no horário correto, com uma alimentação balanceada com proteínas, fibras, carboidratos, e cuidadosa hidratação. Importante também não permitir exposição prolongada ao sol, evitando o horário de pico, entre 11 e 16 horas.


“A atenção dos responsáveis, a qualquer alteração clínica da criança é fundamental para a preservação da saúde e bem-estar dos filhos, proporcionando tranquilidade ao período de férias. Qualquer sinal de anormalidade deve ser comunicado ao médico”, recomendou o pediatra.

Em Manaus, o Hapvida NotreDame Intermédica tem quatro hapclínicas à disposição dos usuários, para a realização de exames de rotina durante todos os meses do ano. As unidades estão posicionadas em pontos estratégicos da cidade com a intenção de facilitar o deslocamento e o acesso aos serviços oferecidos aos amazonenses. 


Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica em fevereiro de 2022 levou a criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 65 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm a sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do País. Nossa rede própria de atendimento foi construída a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde através de mais de 7 mil leitos de atendimento hospitalar em 87 hospitais, 76 Prontos Atendimentos, 321 clínicas médicas e 261 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Janeiro Roxo alerta para o tratamento precoce da hanseníase

 Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 foram relatados 127.396 novos casos da hanseníase no mundo. Desse total, 19.195 (15,1%) ocorreram na região das Américas e 17.979 foram notificados somente no Brasil, ou seja, 93,6%, o que significa que o País detém a maioria dos casos nesse território, e é o segundo colocado em casos da doença no mundo, atrás somente da Índia. 

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, causada por uma bactéria, o Bacilo de Hansen, em que a grande maioria das pessoas já possui resistência natural a ela e não adoece. A transmissão ocorre quando uma pessoa doente, sem ter iniciado o tratamento, elimina o bacilo por meio de secreções nasais, tosses ou espirros. Os sintomas podem surgir entre dois a sete anos, a partir da contaminação.


De acordo com o dermatologista do Hapvida NotreDame Intermédica, Diogo Pazzini, quando mais cedo for o diagnóstico, melhor, porque o tratamento cura a doença e interrompe a transmissão, assim como previne sequelas. “O tratamento precoce é de fundamental importância porque a hanseníase, em sua fase inicial, afeta a pele e os nervos, causando lesões, e a demora no tratamento pode levar a sequelas incapacitantes, como perda da sensibilidade, alterações motoras e deformidades, que já é a fase mais grave da doença, onde o paciente possui comprometimento neurológico”, alerta o especialista.

Diogo explica que o tratamento é feito através de comprimidos, em um período que varia entre seis meses a um ano, e que é disponibilizado pela rede pública. “A boa notícia é que, logo após a primeira dose do medicamento, o paciente não transmite mais a doença, portanto, ele não precisa mais ficar isolado como acontecia antigamente. Ao longo da história, vencemos o preconceito em torno da hanseníase. Muitas pessoas ficavam doentes e se isolavam em locais afastados da sociedade, e hoje vemos que isso já não faz o menor sentido”.

Para Diogo, a Campanha do Janeiro Roxo serve como um alerta para o diagnóstico e tratamento precoce da doença. “Caso a pessoa perceba alguns sinais como manchas na pele, esbranquiçadas ou avermelhadas, com uma perda de sensibilidade, assim como um formigamento nos membros, a orientação é que procure imediatamente um médico para poder ter um exame detalhado e o diagnóstico e tratamento correto”, aconselha o dermatologista.

Em relação ao preconceito, o especialista afirma que a falta de informação da população ainda é o principal motivo. “Por se tratar de uma doença milenar, por muitos anos denominada como lepra, e que doentes eram afastados do convívio social e isolados em instituições, gerou conceitos arraigados na sociedade. Esse contexto se dava pelo fato da inexistência de medicamentos eficazes que pudessem evitar a transmissão, o que hoje em dia já não faz parte da nossa realidade, porém, o preconceito ainda persiste”, finaliza.

19 de jan. de 2023

Rir faz bem para a saúde física e mental

 Dos mais tímidos aos mais fáceis, o ato de sorrir é benéfico para a saúde. O Dia Internacional do Riso, celebrado nesta quarta-feira, (18), teve origem na Índia em 1998, quando grupos de várias partes do mundo se reuniram para realizar uma mega sessão de riso. A data representa a construção de uma consciência de paz mundial, amizade e fraternidade, além de fazer bem para a autoestima.

O riso é a expressão física da alegria e da felicidade, ajudando inclusive no relacionamento entre as pessoas. A mudança no organismo ocasionada pelo riso tem efeito no alívio de dores e relaxamento. Estas sensações podem durar até 45 minutos contribuindo com o bem-estar e a saúde das pessoas.


Carol Costa Júnior, psicólogo do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, explica que somos seres emocionais e que todas as emoções são processadas por uma área específica do cérebro chamado sistema límbico, inclusive a sensação de prazer despertada com os risos.

“Rir está ligado às atividades prazerosas e a nossa tendência é buscar repetir tudo o que nos causa prazer. Para a saúde mental é importante que tenhamos momentos de bem-estar e relaxamento. Encontrar a satisfação nas coisas que estamos realizando é um fator primordial”, disse o psicólogo Carol.

Todos os lobos neurais fazem fronteira com essa área central responsável pelas emoções. O que vimos, ouvimos e sentimos, passam pelas emoções, estimulando a resposta física, por meio do riso.

Dar risadas contribui com a saúde aumentando as defesas orgânicas, melhora a circulação da pressão arterial, reduz os riscos de ataques cardíacos e combate o estresse, conhecido como mal do século. Além disso, ativa a liberação de neurotransmissores como a endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina.

Com o simples movimento da boca no sentido de sorrir, mesmo sem vontade, é enviada uma mensagem de felicidade para o sistema nervoso, resultando na produção em massa dos neurotransmissores da felicidade. Uma risada leve envolve cerca de 12 músculos do rosto e uma gargalhada pode acionar aproximadamente 80 músculos caso o tórax, pernas e gargantas participem da ação.

 

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica em fevereiro de 2022 levou a criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 65 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm a sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do País. Nossa rede própria de atendimento foi construída a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde através de mais de 7 mil leitos de atendimento hospitalar em 87 hospitais, 76 Prontos Atendimentos, 321 clínicas médicas e 261 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

12 de jan. de 2023

Dados apontam crescimento da obesidade infantil no país

 

Um dos principais fatores de risco está atrelado ao estilo de vida da família

Segundo dados do relatório público do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde, de 2008 a 2021, a taxa de obesidade infantil no Brasil cresceu 70%. Esse aumento exacerbado também se deve ao fato da pandemia da covid-19, que potencializou os fatores de risco. O estudo mostra que uma em cada dez crianças de até cinco anos está com o peso acima do ideal (7% com sobrepeso e 3% com obesidade). Só em 2012, cerca de 356 mil crianças, de 5 a dez anos, foram diagnosticadas com obesidade.

Os dados são preocupantes. A obesidade em crianças e adolescentes resulta de uma série complexa de fatores genéticos e comportamentais que envolvem famílias e escolas. Se não tratada, pode causar problemas como infarto, inchaço dos vasos sanguíneos e acidente vascular cerebral (AVC). A nutricionista do Hapvida NotreDame Intermédica, Michele Arruda, reforça que além de diabetes e hipertensão, a criança acima do peso pode desenvolver problemas nas articulações. “O joelho é o mais prejudicado, pois o corpo não está estruturado para aquele perfil e esse excesso pode ocasionar problemas nos ossos. Outro problema comum é o desenvolvimento da apneia do sono, onde a respiração fica comprometida, pois o aumento de peso leva a uma pressão no diafragma, então, consequentemente o sono fica comprometido”.

A obesidade infantil, além de impactar na saúde física, também afeta a saúde mental da criança. “Há a questão da comparação de peso, da estética. Então essa criança acaba por se retrair, se excluindo também de alguns locais, tendo uma leve depressão. Ela se sente mal por não conseguir acompanhar o coleguinha durante uma brincadeira ou na prática de algum esporte, pois se cansa muito mais rápido que os demais”, explica a nutricionista.

Michele pontua que os principais fatores que desencadeiam a obesidade infantil estão atrelados ao estilo de vida da família. “Começa desde a introdução alimentar, com a oferta desde cedo de alimentos ultra processados, refrigerantes, doces, gorduras, excesso de sódio. Não há um equilíbrio. O sedentarismo também tem grande influência. Hoje em dia, o percentual de crianças que passam a maior parte do tempo na frente do computador ou celular é muito grande. Então, a família precisa ser o exemplo para essa criança, pois os filhos são reflexos dos pais. Se os pais têm hábitos saudáveis, consequentemente, seus filhos também terão. Durante a compra dos alimentos é primordial que os pais façam as melhores escolhas, sempre optando por alimentos nutritivos, pois isso vai impactar na saúde da criança”.

A especialista também ressalta que é importante respeitar a saciedade da criança, pois cada uma deve ser tratada de acordo com suas particularidades. “Há crianças que vão ter mais fome que outras e isso é algo que precisa ser respeitado. Aquele paradigma de antigamente de que criança que repete a comida, ou aquela que é gordinha é mais bonito de se ver precisa ser mudado. O importante é sempre manter uma alimentação balanceada, mesmo que a criança coma pouco, pois se não houver os devidos cuidados essa criança pode ter um risco de vida e um impacto negativo em sua vida adulta”.

O tratamento da obesidade infantil envolve um acompanhamento multidisciplinar, abordando todos os aspectos que envolvem a saúde da criança. “O nutricionista vai fazer a reeducação alimentar, orientando quanto a troca de alimentos que vão dar mais saciedade. Essa restrição alimentar no início é necessária. A palavra dieta em si assusta, pois muitas pessoas pensam que é passar fome, mas é apenas uma mudança para hábitos alimentares saudáveis que vão ajudar a chegar ao peso ideal. O psicólogo também ajuda na questão da saúde mental, pois a criança com obesidade possui uma ansiedade e compulsividade alimentar que precisam ser tratadas. É importante também direcionar para um profissional de educação física para que estimule o gasto calórico de forma prazerosa. Atividades físicas tiram a criança do ócio e fazem com que elas não pensem apenas em comer. Por fim, há a atuação do endocrinologista que vai manter os padrões de normalidade dos exames laboratoriais dessa criança, eliminando todos os riscos de saúde”, comenta Michele.

A nutricionista finaliza enfatizando a importância do equilíbrio alimentar. “Se você tem 80% de sua alimentação saudável e 20% envolvendo fast food ou doces, não vai impactar tanto na sua saúde. Mas se ela tem 90% de alimentação errada e 10% de alimentação saudável, isso vai influenciar na sua vida. Então é preciso organizar esse contexto, para que o futuro da população venha a ter saúde, já que as crianças estão adoecendo mais cedo e a probabilidade de longevidade está diminuindo”.

Como se livrar dos quilos indesejáveis adquiridos nas festas de fim de ano?

Nutricionista do Sistema Hapvida Notredame Intermédica dá dicas para perder peso e melhorar as medidas


 

Os meses de dezembro e janeiro é, para muitos, sinônimo de descanso, mesa farta e reuniões de família, pois é um período que junta férias escolares, viagens e festas. Assim, em todas essas situações, as novidades na alimentação e a motivação para tirar do vocabulário a palavra dieta é inevitável, trazendo o ganho de peso em poucos dias.

“Ao iniciar o ano, com o retorno à rotina, muitos notam assustados a mudança nos dígitos da balança e a diferença nas roupas sendo que muitas delas não entram mais”, lembra a nutricionista Marta Sheila, do Hapvida Notredame Intermédica, dizendo ser importante que o acréscimo no peso seja corrigido nos primeiros dias que se seguem ao retorno da rotina.

Mas, a nutricionista alerta para que não sejam feitas dietas exageradas com o corte radical de alimentação e a suspensão total de alguns alimentos para que o organismo não se sinta agredido. “Só de voltar a alimentação normal como era feita antes dos períodos de festividades já pode ser notado a redução nas medidas e no peso”, tranquiliza Marta Sheila, lembrando que nos pratos comumente consumidos nas ceias festivas são compostos de condimentos, massas, carnes vermelhas e com a presença de mais sal em alimentos conservados como, por exemplo, azeitonas e outros enlatados, além de refrigerantes e bebidas alcóolicas; motivo que ela orienta ser importante evitar, principalmente, os alimentos consumidos no período festivo.

Marta Sheila, Nutricionista do Hapvida Notredame Intermédica

A nutricionista lembra que todos estes excessos nos fazem inflamar, engordar, inchar; e dá dicas para melhorar a saúde, perder peso e começar bem 2023: Uma boa ingesta de água, um adulto saudável pode ingerir em média cerca de 35 ml de água por kg de peso por dia.. Observe se seu intestino está funcionando com eficiência; caso não esteja aumenta ingestão de fibras, frutas e vegetais. Inclua 1 colher de sopa de psyllium por dia. Tome, pelo menos, 300ml de chá ao dia (quente ou frio). Retire por uma semana, pelo menos, todos industrializados. Dê um tempo ao consumo de doces, álcool e farinhas refinadas. Deite mais cedo. Acorde antes das 8h da manhã. Tome, no mínimo, 15 minutos de sol por dia. Volte aos treinos.

6 de jan. de 2023

VIAGEM: pediatra dá dicas para um passeio seguro com criança



Viajar exige planejamento, e a presença de crianças pede cuidados redobrados. O médico Maiton Fredson, pediatra e neonatologista do Hapvida NotreDame Intermédica, traz dicas para realizar um passeio seguro e divertido.

A revisão do veículo é o primeiro passo antes da viagem. O médico indica a verificação da manutenção, a troca de filtro do ar condicionado e a limpeza geral do carro.

Ferramentas básicas como lanterna, pneu reserva e itens para ajudar na troca do pneu ajudam a evitar possíveis imprevistos, além de um carregador veicular de qualidade e o contato do seguro do veículo sempre com fácil acesso.

A organização de um roteiro de percursos e programações garantem uma viagem tranquila. A dica é alinhar as paradas com a rotina familiar. Aproveite o horário de descanso das crianças para percorrer trajetos mais longos. As paradas podem ser feitas quando eles acordarem.

O transporte das crianças deve ser tratado com atenção e cuidado. O pediatra alerta para a escolha adequada dos equipamentos, respeitando a especificidade de cada um. “Bebê conforto, cadeirinha infantil, banco de elevação, cada um desses equipamentos tem uma especificação e indicação para o bebê. É muito importante que você escolha o correto”, explica Maiton Fredson.

Itens como água, lanches rápidos e práticos para adultos e crianças oferecem um percurso mais confortável. A divisão de tarefas entre os adultos evita o cansaço e o desgaste. Fraldas descartáveis e de pano com acesso rápido e uma muda de roupas para os adultos também são sugestões do pediatra.

As crianças podem ficar cansadas ou entediadas viajando de carro, por isso é importante levar brinquedos indicados para idade para distrair.

A importância do check-up na prevenção de doenças

 Os exames de check-up são importantes ferramentas no diagnóstico e prevenção de doenças, por isso devem ser feitos regularmente

 

O ano de 2023 já começou e muitas pessoas já começaram a colocar em prática as metas estabelecidas para esse novo ciclo. Cuidar da saúde deveria ser prioridade nesse quesito, porém, a maioria dos cidadãos tem o hábito de ir ao médico somente quando estão com algum sintoma. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que 70,6% dos brasileiros não realizam check-ups regularmente, o que evidencia essa triste realidade.

Os exames de check-up são importantes ferramentas no diagnóstico e prevenção de doenças, por isso devem ser feitos regularmente. Os principais exames utilizados são hemograma, exames de urina, fezes, cardiológicos, ginecológicos e exame de toque retal. Segundo a médica clínica do Hapvida NotreDame Intermédica, Ivone Rodrigues, essa lista não segue um padrão, pois cada paciente deve ser examinado de forma individualizada. “Não existe um check-up anual padronizado, por exemplo. Os exames solicitados dependem muito do histórico pessoal e familiar de cada  paciente. Assim como não tem como eu dizer a periodicidade que uma pessoa deva ir ao médico, porque isso depende muito da sua condição de saúde. O que precisamos entender é que não devemos ir ao médico somente quando estamos doentes”.

A medicina preventiva funciona através do acompanhamento regular do paciente, evitando o surgimento de doenças e suas remediações. A prevenção é a forma mais segura de tratar e a que causa menos danos. “Quando falamos em prevenção temos que pensar que, como seres humanos, temos hábitos e rotinas que podem gerar doenças, como por exemplo diabetes, hipertensão e até mesmo cânceres, ou seja, nosso estilo de vida não saudável pode afetar nossa saúde, até porque nem todas são de origem genética. Então a melhor forma de fazer o rastreio dessas doenças é através do check-up e consultas regulares com o médico”, explica a especialista.


A médica ainda enfatiza que a evolução de muitas doenças poderia ser evitada caso as pessoas procurassem ir ao médico com frequência. “Há um ditado que diz que as pessoas só se consideram doentes ao fazerem algum exame. Se não forem ao médico então está tudo bem. Só que todo esse tempo que a pessoa reluta em procurar um especialista é um tempo que poderia ser melhor aproveitado para impedir a evolução de determinada doença. Às vezes, uma cefaleia ou dor de cabeça, pode estar relacionada ao estresse, assim como pode estar associada a alguma doença neurológica grave. Então, fica mais fácil acompanhar o paciente antes de ele ficar realmente doente”.

16 de dez. de 2022

Bebês ganham gorros especiais de Natal

 

Para celebrar o Natal, o Hospital Geral Padre Cícero, do Hapvida NotreDame Intermédica, está presenteando os bebês, que nascem no mês de dezembro, com gorros especiais.

Esses gorros já fazem parte da Instituição, e todo bebê que nasce ganha o presente personalizado, especialmente nesta época do ano, com o tema de Natal.

A ação do Hospital tem como objetivo acolher o bebê e a família neste momento único, além de promover uma aproximação dos pacientes com as instituições, uma forma de humanizar o relacionamento.

Por mês, até 30 crianças nascem no Hospital Geral Padre Cícero e, em dezembro, não é diferente. Na alta hospitalar, o bebê vai com o acessório personalizado e a família recebe um cartão personalizado.

13 de dez. de 2022

SAÚDE: Nutricionista dá dicas de como se alimentar bem nas festas de fim de ano

Dezembro chegou e com ele as comemorações de Natal e Ano Novo, o que envolve sempre uma variedade de comidas e bebidas. Esses momentos de confraternizações são sinônimos de fartura e usados como álibis para fugir da dieta. Mas, é possível manter o controle e cuidar da alimentação sem deixar de aproveitar essas oportunidades, até porque não se trata apenas de uma questão de estética, mas principalmente de saúde.

A nutricionista do Hapvida NotreDame Intermédica, Laenna Lobo, dá algumas dicas de como manter uma alimentação saudável, sem exageros, para não desregular o organismo ou retroceder nos resultados da dieta: “Faça normalmente suas refeições no dia da ceia, planeje um cardápio mais leve e funcional, com reduzida adição de gorduras e açúcares. Inclua as frutas e vegetais da época da nossa região, pois além de deixar sua mesa mais bonita, também a deixará saborosa. Reinvente algumas receitas com alimentos integrais. Rabanada assada em forno é uma delícia, assim você evitaria a fritura. Troque o creme de leite e a maionese por iogurte natural nas saladas, cremes e outras sobremesas. Selecione carnes magras, como peru, frango e peixe. Amendoim torrado, nozes e castanhas são ótimas pedidas para os petiscos, pois são ricas em antioxidantes e fazem bem ao coração, mas sem exageros”.

Em relação às bebidas, a especialista recomenda moderação. “De copo em copo, as calorias aumentam, por isso alterne-os com copos com água. Além disso, independente da época do ano, beber água é primordial para quem deseja se manter saudável e principalmente, para auxiliar no processo de emagrecimento”.

Laenna também faz um alerta direcionado aos diabéticos, hipertensos e outros grupos com restrições. “Siga as recomendações prescritas pelo seu médico e cuidado com os excessos. Os coquetéis normalmente utilizam leite condensado, açúcar, álcool e licores,sendo assim, associe os carboidratos juntamente com legumes e verduras onde estão as fibras e que vão deixar a absorção mais lenta evitando o pico de glicemia”.

Vale ressaltar que após toda a comilança de final de ano o planejamento alimentar deve ser retomado imediatamente. “Caso não tenha, é essencial que procure um nutricionista para manter uma rotina alimentar saudável e começar o novo ano cuidando da saúde e evitando problemas futuros”, conclui a especialista.

Texto: Vanessa Lago

 

Especialista alerta para riscos de doenças durante as férias de fim de ano

 

Os cuidados para evitar a perda auditiva incluem cuidados diários, manutenção de uma boa saúde e visitas periódicas ao otorrinolaringologista

As férias são um dos momentos mais aguardados pelos filhos, sejam eles crianças ou jovens. Porém, o tempo livre para brincadeiras, passeios, viagens e muita diversão, merece cuidado especial dos pais para evitar doenças do ouvido, como a otite externa, sinusite, amigdalite, faringite e corpos estranhos (nariz e ouvido), por exemplo.A fonoaudióloga do Hapvida NotreDame Intermédica, Anna Carolina Bezerra, explica que a otite é uma inflamação no ouvido constante, neste período do ano, uma vez que há exageros nos banhos de mar, rios ou piscina sem manter as precauções necessárias, bem como a exposição por um grande espaço de tempo, em locais fechados e com muito barulho.“A otite média aguda é uma doença originada de vírus e bactéria, que ocorre com maior frequência em crianças entre 6 e 36 meses de idade. Portanto, é fundamental não deixar os ouvidos úmidos.

Usar protetor auricular e fazer higienização nasal são ações que amenizam os efeitos do calor. “Se os ouvidos continuarem molhados, após um banho de mar ou piscina, é possível que haja uma inflamação, como a otite externa, que é um problema mais comum. Lavar os ouvidos com água doce é a melhor opção”, alerta.

Anna Carolina Bezerra, fonoaudióloga do Hapvida NotreDame Intermédica

Uma visita ao otorrinolaringologista antes de viagens é uma das dicas da especialista para prevenir otites externas e outras doenças de ouvido. “O profissional vai avaliar possibilidade de cerume que pode ser fator de risco para otite externa. E, em casos de corpo estranho, evitar que crianças manipulem objetos pequenos”, sugere Anna Carolina.

Outro cuidado importante é evitar choque térmico e exposição ao frio para evitar a redução da motilidade dos cílios das vias aéreas. “Caso o paciente tenha contato com vírus causadores de infecção das vias aéreas, a redução da motilidade dos cílios pode predispor a sinusite”, explica a otorrinolaringologista.

Em casos de irritação na garganta, a especialista do Hapvida NotreDame Intermédica afirma que bebidas geladas podem melhorar a dor de garganta. Mas, alerta que alguns alimentos ácidos podem causar refluxo, que pode avançar para uma amigdalite e/ou faringite.

Outra dica importante é evitar ambientes com ruídos (sons) muito altos. “A exposição auricular a volume de som muito alto ou fogos de artifício pode gerar trauma otológico e gerar perda de audição, dor e secreção”, afirma Anna Carolina.

2022: 14 gravidas testaram positivo para HIV em Parauapebas


De acordo com o Ministério da Saúde, ainda em 2022, a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil.

Portanto, a data é de extrema importância para combater o preconceito, a desinformação e o estigma que ainda perduram em torno da doença. Se você é portador da doença não deixe de se cuidar, desde 1996 o SUS distribui gratuitamente os medicamentos para todas as pessoas que precisam de tratamento.

A AIDS – Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, ainda é um problema de saúde pública global, portanto também incentive essa luta.

Com um total de 14 óbitos causados por AIDS e um número considerável de novos casos positivos para HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), o município de Parauapebas continua ofertando tratamento para as pessoas que vivem com o vírus com os serviços oferecidos nas unidades de saúde e também no CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento.

De acordo com a coordenação do CTA, em 2021 foram detectados 241 novos casos, número que deve ser alcançado também neste ano, sendo que até no início de novembro já chegava a 213 o número de casos, tendo deles, 69 evoluído para AIDS. “A procura pelos testes são praticamente a mesma em todos os meses. Porém, campanhas são feitas para alcançar pessoas que, possivelmente, não procurariam o CTA para fazer o teste; e os atendimentos revelam os casos positivos, comprovando que quanto mais se testa mais casos são descobertos”, explica o enfermeiro Francisco Farias, coordenador do CTA, prevendo que, com as campanhas que são intensificadas em dezembro, o número deve ser aproximado com o de 2021, detalhando o número de casos positivos em cada mês: Janeiro, 18; Fevereiro, 18; Marco, 17; Abril, 27; Maio, 21; Junho, 31; Julho, 20; Agosto, 22; Setembro, 24; Outubro, 13; e nos primeiros dias de Novembro ocorreram 2 casos de HIV.

Até os primeiros dias do mês de novembro deste ano, 14 gravidas testaram positivo para HIV, sendo delas 11 de Parauapebas e três de outros municípios.

No mesmo período, no total geral, 71 pessoas, residente em Parauapebas, foram descobertas como infectadas com HIV, porém, destas, 69 desenvolveram AIDS. 73 pessoas de outros municípios, que buscaram os testes rápido no CTA de Parauapebas, também testaram positivo para HIV, tendo 52 desenvolvido AIDS.

Do total de 213 infectados com HIV, 153 são homens e 60 são mulheres; sendo destes 134 heterossexuais, 63 homossexuais e 16 bissexuais. Todos seguem em tratamento no CTA/SAE de Parauapebas; contribuindo para um total de 1.250 usuários cadastrados HIV/AIDS nesta unidade.

Este ano foram 14 o número de pacientes com AIDS que evoluíram a óbito, sendo sete deles em circunstância da doença (duas mulheres, quatro homens e um  homossexual masculino) e outras sete por outras causas.

39 crianças expostas estão em tratamento no CTA/SAE de Parauapebas. Em detalhes, 4 de outros municípios, sendo 3 masculinos e 1 feminino; 12 feminino e masculino, de Parauapebas; além de 14 que receberam alta, sendo 6 femininos e 8 masculinos.

O CTA/SAE de Parauapebas atende pessoas residentes em outros municípios havendo atualmente 1 de Marabá, 12 de Eldorado do Carajás, 2 de Curionópolis, e outros 193 de Parauapebas.

9 de dez. de 2022

Entorse: a lesão que fez o craque chorar

 Conheça a lesão sofrida por Neymar que o tirou dos campos durante a Copa do Mundo 2022

 


Uma estreia do Brasil na Copa do Mundo bem diferente do que a maioria dos brasileiros e amantes do futebol esperava. Apesar da vitória de 2X0 sobre o time da Sérvia na estreia e da classificação para a próxima fase do torneio na última semana, a primeira fase da Seleção Brasileira na Copa do Mundo teve como um dos destaques a imagem de Neymar Jr. chorando de dor no banco de reservas.

O atacante sofreu uma lesão no tornozelo direito após uma dividida com o lateral sérvio Milenkovic. Essa lesão, conhecida como entorse, afastou o ícone dos próximos duelos pela taça. Nesta sexta-feira (02), a seleção canarinho deve entrar em campo mais uma vez sem um dos seus maiores craques.  “O jogador sofreu uma lesão traumática no tornozelo direito que causou grande estresse no ligamento lateral”, explica Marcelo de Oliveira, fisioterapeuta do Hapvida NotreDame Intermédica.

 

O que é entorse?


O médico explica que a lesão com o craque da seleção brasileira não foi simples. “A entorse consiste em lesão dos ligamentos presentes nas articulações. A articulação vira de forma brusca, excedendo a amplitude de movimento da articulação, podendo causar estiramento, rompimento do ligamento ou até mesmo fratura na região”, relata.

O período de recuperação depende do tipo de lesão, mas pode variar de quatro a seis semanas, diz Marcelo. “Se acompanhado de fratura pode demorar um pouquinho mais”, afirma. O tratamento consiste em controle do edema e do processo inflamatório; enfaixamento para conter o edema e estabilizar a articulação; e controle do quadro de dor.

De acordo com o fisioterapeuta, em casos como esse, é necessário fazer uma avaliação diária sobre a evolução do paciente, ainda mais se tratando de um atleta de alto rendimento no meio de uma competição internacional, em que se tem pouco tempo para reabilitação.

No caso de atletas de final de semana, os cuidados devem ser redobrados, sem economizar no aquecimento, alongamento e preparação do corpo antes do esporte, para evitar contusões. “A chave de ouro é sempre manter um bom fortalecimento muscular, fazer treinamento para melhorar a flexibilidade e usar equipamentos esportivos adequados”, enumera.

Fritadeira elétrica é alternativa na preparação de alimentos saudáveis

A fritadeira elétrica está na lista dos produtos mais desejados na temporada de promoções do mês de novembro. E a aquisição pode ser uma boa alternativa para uma alimentação mais saudável, segundo a nutricionista Fernanda Leister, do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica.

O cuidado, segundo ela, está no tipo de alimento. A busca por produtos menos calóricos se mostra importante para complementar o ciclo de uma prática saudável envolvendo esse tipo de utensílio.

Um estudo da empresa Nielsen, que avalia o comportamento do consumidor brasileiro, mostra que 59% dos entrevistados buscarão eletrodomésticos nesta temporada de promoções. Os celulares vêm a seguir, com 56%.

O nome do eletrodoméstico em inglês é “air fryer”, ou frita com o ar. “São aparelhos que estão contribuindo para a vida das pessoas. Um mecanismo faz com que o ar de dentro da fritadeira gire em alta velocidade, e de maneira circular”, relata Fernanda.

A temperatura sobe e o ar quente frita o alimento. “A preparação nessas condições faz com que o alimento pareça que está assado”, conta Fernanda. “Sem adição do óleo vegetal, essa forma de preparo é saudável”.

Cuidado com a gordura – Fernanda, porém, faz um alerta sobre o conteúdo. “Se já é um alimento com muita gordura, o aparelho não vai tirar essa gordura e, portanto, ela não vai deixar a refeição saudável”, cita.

As batatas congeladas, prontas para fritar, são um exemplo. Elas já têm óleo na composição. “Quando você faz o preparo, dá pra ver aquele óleo que fica na fritadeira. Esse tipo de alimento não é tão bom para consumo, por mais que não tenha sido adicionado óleo no aparelho”.

A alternativa é o preparo em casa. “Recomendo comprar a batata ‘in natura’, picar e acrescentar temperos naturais”, afirma.

Desde que a pessoa escolha boas opções, também dá para fazer carnes. Peixe, frango, carne bovina e de porco estão na lista. Porém, a de porco precisa ser magra.

Fernanda Leister, nutricionista do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica.

“Tem diversas receitas na internet que usam a fritadeira para preparar legumes, por exemplo”, conta a nutricionista. A lista de complementos numa refeição inclui abóbora cabotiá (ou japonesa), abobrinha, tomate, brócolis e vagem.  O preparo é similar ao da batata: cortar em pedaços pequenos, temperar e levar à fritadeira. “Dá até para fazer bolo”, diz a nutricionista.

No cotidiano das pessoas, marcado por agendas corridas, é outra vantagem. “A fritadeira ajuda muito na questão da praticidade porque é uma máquina que vai preparando o alimento sozinha. É só colocar o tempo para fritura e a temperatura desejada, e você pode preparar outros alimentos ou fazer outras tarefas”, explica Fernanda.

Pediatra alerta para o aumento de casos de adenovírus entre crianças

 Coriza, febre persistente e prolongada, conjuntivite e diarreia são alguns dos sintomas que têm atingido diversas pessoas, principalmente crianças, nesta época de fim de ano. A doença é popularmente chamada de virose, mas corresponde ao adenovírus, uma família de vírus com mais de sessenta subtipos, que podem causar diferentes sinais em diversos órgãos do corpo. Crianças até seis anos e pessoas imunodeprimidas, como pessoas com câncer e portadores de HIV, costumam ser as mais afetadas.

[caption id="attachment_30547" align="alignleft" width="347"] 
Maiton Fredson Lopes, médico pediatra do Hapvida NotreDame Intermédica.

O pediatra Maiton Fredson Lopes, médico do Hapvida NotreDame Intermédica, explica que o adenovírus costuma ser sazonal. “Este tipo de vírus é mais comum em determinadas épocas do ano. Os principais sintomas são a obstrução nasal, conjuntivite e diarreia, além da febre persistente, se transformando em um quadro que desperta muita preocupação nos pais, pois, diferente de um resfriado comum, os sintomas do adenovírus podem se prolongar por até 14 dias com febre persistente de 5 a 7 dias e diarreia por até 10 dias. Se não tratada corretamente, pode evoluir para quadros de bronquite, laringite e até pneumonia”, explica.

A principal forma de transmissão do adenovírus é por meio do contato com gotículas de saliva de pessoas contaminadas transmitidas por espirro, tosse ou fala tanto diretamente sobre a pessoa, como em superfícies. Em caso dos vírus que afetam o trato intestinal, o contágio também pode ser pelo contato com objetos ou alimentos que tenham sido contaminados pelas fezes de uma pessoa que esteja com a doença devido a má higienização das mãos. “Devido a essas formas de contaminação, quem está com adenovírus deve ficar em repouso e evitar o contato com outras pessoas, além de manter uma higiene adequada das mãos”, ressalta o médico.

O tratamento das adenoviroses é sintomático, utilizando medicações específicas para cada sintoma que a pessoa apresente. O pediatra alerta que crianças com quadro de adenovírus devem ficar afastadas da escola enquanto se encontrarem doentes, já que o vírus pode ser transmitido até 7 dias após os sintomas. “Crianças, principalmente as menores de 06 anos, ainda não possuem uma memória imunológica formada e, por isso, há uma maior incidência de contaminação do adenovírus nessa faixa etária, principalmente entre aquelas que frequentam escolas e creches e têm contato com outras crianças contaminadas. Conforme vão crescendo é que desenvolvem essa memória imunológica. Para se prevenir, é importante seguir alguns cuidados como evitar o contato com pessoas contaminadas, utilizar máscara, manter uma boa higienização das mãos e alimentos, e utilizar álcool em gel para limpeza de superfícies”, alerta Maiton Fredson Lopes, pediatra do Hapvida Notredame Intermédica.

 

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica

Resultante da fusão entre Hapvida e a NotreDame Intermédica, em 2022,  formou-se o maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, mais de 65 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.