“Nosso objetivo não é apenas o retorno financeiro, pois,
atuamos firmes no apoio social”, explica Francisco Brito, presidente da
CENTRAL, cooperativa que atua na operação do transporte público de passageiros
em Parauapebas.
O trabalho social mencionado por Brito, trata-se do
transporte de idosos, pessoas com deficiência, e outras gratuidades dadas no
uso do transporte público, além de estudantes que pagam apenas meia passagem.
Além disso, várias instituições, entre elas o Projeto Pescar, requisitam ônibus
para levar pessoas que participam de atos, quase sempre, voluntários e
religiosos.
A atenção às pessoas com deficiência também é notada através
das rampas elevatórias que facilita, principalmente aos cadeirantes, o acesso
ao transporte de forma gratuita e confortável.
A presença da CENTRAL foi notada durante a programação do FAP Cidadania, realizado pelo SIPRODUZ – Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas, e a Prefeitura Municipal, em cujo período foram disponibilizados ônibus para o transporte totalmente gratuito de todos que tinham interesse de ir ao Parque de Exposições Agropecuárias, onde ocorreu o evento. “Não foi apenas o ato de transportar pessoas com pouco poder aquisitivo, mas, também, melhorar o trânsito, pois, as pessoas usando o transporte público para se deslocar até ao evento, reduziu consideravelmente o número de veículos no trajeto”, detalhou Brito, explicando que a gratuidade se deu através de parceria com o governo municipal.
Mas, no dia-a-dia da história de Parauapebas, o transporte
público sempre esteve presente, tendo sido usado por milhares de pessoas seja
indo e vindo do trabalho, no passeio com a família ou ao fazer compras, sendo
um transporte seguro, pontual e com tecnologia implantada.
Brito lembra que antes o transporte de passageiros era
praticado de forma individual, depois, surgiram as diversas cooperativas e que,
por último, foi organizado em uma única cooperativa. “Não foi tão fácil mostrar
a todos que a unificação traria mais qualidade para os usuários e ainda
segurança e facilidade aos cooperados”, lembra Brito, citando entre as
principais vantagens para os cooperado a credibilidade junto às instituições
financeiras o que propiciou a aquisição de carros novos e modernos. Já para os
usuários ele cita a implantação de tecnologia como, por exemplo, a bilhetagem
eletrônica através o CARTÃO PASSE FÁCIL que possibilita melhor forma de pagar a
passagem sem a necessidade do uso do dinheiro físico.
Muita coisa foi implantada no SISTEMA PÚBLICO DE TRANSPORTE, mas, o diretor administrativo, Gerci Salustiano, reconhece que é necessário estar sempre atualizando para trazer melhorias aos usuários; dizendo ter como planos a ampliação e renovação parcial da frota, criação de novas rotas e modernização do sistema para melhor atender aos usuários. “A medida que os usuários se manifestam a respeito de melhorias a gente reúne a diretoria e põe em discussão. À medida do possível e do reconhecimento da deficiência a gente insere a melhoria proposta”, explica Gerci.
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