30 de mai. de 2022

Pediatra do Sistema Hapvida compartilha orientações sobre como prevenir quadros de doenças respiratórias em recém-nascidos


O Ministério da Saúde divulgou recentemente um dado que deixou a comunidade médica e os pais, em especial, em alerta: nos primeiros quatro meses deste ano ocorreu um aumento de 30% nas internações de crianças de até cinco anos por síndrome respiratória aguda grave se comparado ao mesmo período de 2021. Conforme Maiton Fredson da Silva Lopes, neonatologista e pediatra do Sistema Hapvida, todos os anos, entre dezembro e junho, as doenças sazonais acometem milhares das crianças.

 “A grande maioria dos casos tem como origem quadros virais e atacam, principalmente, o sistema respiratório, com variações de intensidade. Atravessar essa época exige muito cuidado dos pais de bebês de até três meses”, alerta. De acordo com o pediatra, as doenças virais tendem a ser mais agressivas em recém-nascidos pelo fato de o sistema imunológico ainda ser frágil.

Dr. Maiton recomenda aos pais que não levem as crianças para locais de grande aglomeração para reduzir as chances de contaminação. “É importante também estar atento para a lavagem das mãos antes de manusear o bebê e evitar o contato com pessoas que não fazem parte do ciclo de apoio ou que estejam com sintomas gripais”, sugere.

Maiton Fredson da Silva Lopes, neonatologista e pediatra do Sistema Hapvida

De acordo com o neonatologista, em situações nas quais a mãe adoeça, há cuidados a serem observados durante o aleitamento materno: “No momento em que oferta a mama, é necessário o uso de máscara e manter uma boa higiene das mãos com água e sabão, ou álcool 70%”. “Irmãos maiores também podem transmitir quadros virais para os bebês por isso, é importante manter a distância entre eles até a recuperação. Essas pequenas medidas irão evitar que as crianças menores adoeçam e possam ter algum quadro grave”, acrescenta.

Sobre o Sistema Hapvida 

O Sistema Hapvida é a maior rede de saúde integrada do país em número de beneficiários, nos segmentos de saúde e odontologia. Em 2022, a combinação de negócios do Hapvida com a NotreDame Intermédica (NDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Tanto o Hapvida quanto a NDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos por meio de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições. A companhia possui mais de 68 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 28 mil dentistas. Com o objetivo de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços por meio de rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para mais informações, acesse: hapvida.com.br e ri.hapvida.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.