Hapvida registra mais de 1,5 milhão de teleatendimentos no Brasil
Dona da maior rede de telemedicina da América Latina, a
Hapvida já registrou mais de 1,5 milhão de teleconsultas desde a sua
implementação, em abril de 2020, após a eclosão da pandemia de covid-19. Em
janeiro deste ano, a operadora cravou o recorde de 151.582 atendimentos
virtuais por mês — o equivalente a 16% de todas as consultas da rede —,
confirmando o sucesso e a importância do teleatendimento no Brasil.
Autorizada em todo o país como forma de enfrentamento à
pandemia para evitar aglomerações em unidades de saúde e reduzir a circulação
de pessoas nas ruas, a telemedicina teve a regulamentação de suas regras
aprovada pela Câmara dos Deputados no último dia 27 de abril. Neste momento, o
projeto de lei 1.998/2020, que trata do tema, está em análise pelo Senado.
Sendo aprovado pela Casa, seguirá para sanção presidencial.
Hoje, o Sistema Hapvida conta com 49 hospitais conectados também a sua rede de teleatendimento hospitalar, abrangendo 26 especialidades, como clínica médica, pediatria, gastroenterologia, infectologia, hematologia, nefrologia, neurologia, psiquiatria, endocrinologia, psicologia e nutrição, 24 horas por dia.
”O Sistema Hapvida apostou fortemente na telemedicina e o
nível de adesão de pacientes e médicos tem sido enorme. A sociedade se
digitalizou bastante na pandemia e passamos a resolver muitas coisas online,
como compras, pagamentos bancários, aulas à distância e consultas médicas
também. A tecnologia se tornou uma grande aliada nossa, permitindo que
ofereçamos maior comodidade, rapidez e segurança no teleatendimento
médico", explica o diretor-médico de saúde digital do Sistema Hapvida,
Luciano Cunha.
“O mais importante aqui é reafirmar a relação de confiança
entre paciente e médico. A única diferença é o ambiente de atendimento, que é
tão seguro quanto e mais ágil. Claro que o cliente poderá decidir se quer ou
não ser atendido à distância, e o médico, por sua vez, somente o fará se não
houver necessidade real de atendê-lo pessoalmente. Nada é imposto e esta é uma
forma também de o paciente manter o seu médico de confiança se, por exemplo,
tiver se mudado para o interior, como muita gente fez na pandemia
aproveitando-se do benefício do home-office”, comenta o diretor de serviços
médicos do grupo, Marcelo Moreira.
O sistema de teleatendimento do Sistema Hapvida funciona
através de uma plataforma digital, em https://www.hapvida.com.br/teleconsulta.
Nesse ambiente, os usuários são atendidos por médicos, que, por sua vez, têm
acesso ao prontuário e aos exames laboratoriais dos pacientes, emitem
pareceres, receitas e atestados e solicitam novos exames por ali.
Para isso, os profissionais de saúde da Hapvida passam por
um processo de capacitação. Além disso, a plataforma digital atende à Lei Geral
de Proteção de Dados.
Dentre os aspectos previstos no projeto de lei, está o
direito dos pacientes de escolherem a forma de consulta que preferem,
presencial ou virtual. Os médicos também poderão optar pelo atendimento
pessoal, in loco, sempre que assim entenderem necessário.
Sobre o Sistema Hapvida
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