16 de jun. de 2022

Infectologista do Sistema Hapvida ressalta a importância da vacinação para promover mais qualidade e expectativa de vida

 

Em 9 de junho, é celebrado o Dia Nacional da Imunização, data que reforça a importância da descoberta da humanidade que possibilitou maior eficácia na prevenção de doenças e, consequentemente, o aumento na qualidade e expectativa de vida. Em vídeo, Silvia Fonseca, infectologista do Sistema Hapvida, ressalta a necessidade de manter a carteira de vacinação em dia: “Por causa das vacinas, nós fomos capazes de eliminar a varíola, doença terrível que matava milhões de pessoas e causava marcas permanentes e cegueira. Graças a campanhas muito bem feitas, conseguimos extinguir a paralisia infantil e a poliomielite de todo o Brasil. Nós temos o maior programa de imunização gratuita do mundo”, afirma.

“As crianças não precisam sofrer com enfermidades como sarampo, caxumba, paralisia infantil, gripe e covid-19. Podemos começar a proteger os bebês desde a barriga da mãe até quando ele nasce de doenças como hepatite, meningite, pneumonia, difteria, tosse comprida e diarreia. E há imunização disponível para adultos e crianças também. Hoje, se podemos estar mais tranquilos em relação à covid, foi por causa da vacina”, acrescenta.

 


Você sabia?

• A primeira vacina foi desenvolvida em 1796, por Edward Jenner, quando a varíola humana era uma doença com alta taxa de transmissão e podia levar à morte. O britânico notou que ordenhadeiras aparentavam ter maior imunidade para a varíola humana e que as vacas desenvolveram uma doença com formação de pústulas semelhantes à varíola. A sua criação surgiu ao inocular em um menino o material das lesões da doença bovina. Desta forma, o vírus vaccinia originou o nome vacina. 

• Em 1950, quando o calendário vacinal infantil surgiu no Brasil, enfermidades como a febre amarela, a varíola e a tuberculose tinham uma alta prevalência e provocam um elevado número de óbitos. Com o passar dos anos, outras doenças foram incluídas nas campanhas e, por isso, a mortalidade foi diminuída. 

• Na década de 1970, foi criado no Brasil o Programa Nacional de Imunização (PNI), que até hoje é responsável pela coordenação das campanhas vacinais.

 • As vacinas são produzidas a partir de vírus mortos, inativados e fragmentos de patógenos. Não há como causarem doença, podem só provocar efeitos adversos leves, que podem ser erroneamente confundidos com doença.

 

Sobre o Sistema Hapvida 

O Sistema Hapvida é a maior rede de saúde integrada do país em número de beneficiários, nos segmentos de saúde e odontologia. Em 2022, a combinação de negócios do Hapvida com a NotreDame Intermédica (NDI) resultou na criação de uma das maiores operadoras de saúde verticalizadas do mundo, com cerca de 15 milhões de clientes e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Tanto o Hapvida quanto a NDI participaram intensamente da consolidação do mercado de saúde nos últimos anos por meio de uma combinação de crescimento orgânico e aquisições. A companhia possui mais de 68 mil funcionários, cerca de 27 mil médicos e 28 mil dentistas. Com o objetivo de garantir o acesso a saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa comercializa planos de saúde e odontológicos e presta serviços por meio de rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Para mais informações, acesse: hapvida.com.br e ri.hapvida.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.