4 de mai. de 2012

Mais uma pre candidatura se apresenta em Canaã dos Carajá



Mizael Geraldo de Carvalho,
uma história que se confunde com a história de Canaã dos Carajás 

Bem antes de Canaã dos Carajás existir, havendo em seu lugar apenas um vilarejo que servia como base para o CEDERE II (Centro de Desenvolvimento Regional), Mizael Geraldo de Carvalho já vislumbrava um futuro melhor tanto para a então Vila quanto para o povo que ali morava.
O CEDERE II fazia parte do município de Parauapebas e para poder ajudar no desenvolvimento do logradouro Mizael conquistou, com o apoio da população, uma cadeira no poder legislativo, o que lhe possibilitou reivindicar na tribuna daquela Casa de Leis e através de requerimento as melhorias ansiadas pelo povo.
Em 12 e dezembro de 1989, através do requerimento 162/89 Mizael, com a aprovação de seus pares de parlamento elevou a Vila CEDERE II para a condição de Distrito. Um avanço que permitiu à localidade ter mais visibilidade e direitos em suas reivindicações. Na mesma sessão, através do requerimento 161/89, Mizael havia conseguido dar a localidade o nome de Canaã dos Carajás, que até hoje é usado.
Mas antes que o então CEDERE II se transformasse em Distrito de Canaã dos Carajá, Mizael já havia conseguido importantes obras para o povo. Uma delas, a construção do Hospital Municipal Daniel Gonçalves, aprovada através do requerimento 140/89, que garantiu a construção daquela casa de saúde com no mínimo 10 leitos.
Transparencia na gestão sempre fez parte do modelo de gestão do então vereador Mizael, por isto sugeriu ao poder executivo, no requerimento 136/89, que fosse feito trimestralmente nos distritos Governo Itinerante.
Entre tantos requerimentos apresentados pelo então vereador Mizael Geraldo de Carvalho, em favor do Distrito de Canaã dos Carajás, sendo inúmeros atendidos, podem se citar a reivindicação de instalação de Posto Bancário, pontes, recuperação de vicinais, quadras esportivas, mine barragens para colonos, ampliação da rede e potencia elétrica, construção de feira livre, perfuração de poços artesianos, etc..
Mizael não se contentou com, apenas, os benefícios para seu município e com os olhos voltados para o futuro queria mais para o então distrito que representava. E por isto propôs a emancipação através de plebiscito o que transformou aquela localidade na cidade de Canaã dos Carajás.
Nos primeiros pleitos, Mizael não assumiu nenhum cargo eletivo, mas elegeu sua esposa, Eulália, a vereadora para o mandato de 2001 a 2004. Já em 2005 foi eleito vice prefeito ficando no cargo até 2008.
 Eulália, Mizael e Gilson

- A proposta de retorno agradou a população -
Mizael esteve afastado da política nos últimos três anos, motivado, segundo ele, pela insatisfação das ações dos gestores; e agora volta ao cenário trazendo a proposta de pré candidatura a prefeito. “Sei que posso e devo continuar fazendo importantes ações para o bem da população que um dia me confiou importantes cargos. Não posso deixar de lutar por um município que ajudei criar e já defendia mesmo quando aqui era apenas um vilarejo”, assegura Mizael.
Sua pré candidatura foi lançada pelo PSB, partido no qual milita, no dia 1º de Maio, na presença de vários populares e filiados à legenda. O partido, que vem se fortalecendo nos últimos meses, tem chapa completa de pré candidatos a vereador. “Poderemos mudar a realidade política deste sofrido município, já estamos trabalhando com afinco para isto”, afirmou Mizael do auto dos seus 60 anos e com apurada visão política.
Mizael é goiano de nascimento, filho de pernambucanos; chegou ao então CEDERE II em setembro de 1984, quando a localidade ainda fazia parte do município de Marabá. “Aqui chegando tive que construir uma cidade para viver com minha esposa, Eulalia, e meus três filhos”, contou Mizael, apresentando no ato sua mãe, Maria Luiza de Carvalho, e seu filho, Gilson Geraldo de Carvalho.
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.