26 de jul. de 2022

Especialista explica como evitar maioria dos problemas oftalmológicos

 O mês de julho é o período em que se celebra o Dia da Saúde Ocular e tem como finalidade apontar a importância da prevenção de problemas oculares. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 39 milhões de pessoas em todo o mundo podem ser acometidas pela cegueira.

Para o oftalmologista do Sistema Hapvida, Dr. Erlon Pinheiro, é fundamental que os profissionais de saúde conscientizem a população sobre a importância da realização dos exames preventivos. “Estima-se que 50 milhões de brasileiros apresentam alguma doença ocular, e destes, 60 possuem alguma alteração mais grave como cegueira e distúrbio visual avançado”, informou.

Segundo o especialista, muitas doenças poderiam ter sido evitadas se houvesse um diagnóstico precoce. “O paciente com glaucoma que não é diagnosticado de início, a doença se agrava, assim como o paciente que tem catarata, os nossos pacientes diabéticos, e hipertensos, que não estão controlados, podem apresentar doença ocular grave, então o mais importante é a prevenção, é fazer os exames de rotina”, explicou.

O que pode causar o glaucoma?

Os fatores de risco para o glaucoma são a hereditariedade, a diabetes, traumas oculares e a idade superior a 35/40 anos. Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.