5 de out. de 2022

POESIA EM CORES: Prefeitura de Parauapebas realiza exposição de artes plásticas

 

Olinto Vieira expõe sua arte através de diversos quadros em exposição organizada pela Secretaria

Municipal de Cultura, por meio do Museu Municipal de Parauapebas, dando como aberta uma

sequência de exposições de artistas locais

 

Realizada pela Prefeitura de Parauapebas por meio da SECULT – Secretaria Municipal de Cultura, a exposição POESIA EM CORES reuniu obras do artista plástico Olinto Vieira expondo diversos quadros de seu conjunto de obras, prestigiados por fãs do artista se fizeram se presentes; além da secretária adjunta de cultura, Victorya Carolynne.

 

O artista plástico, Olinto Vieira, também é escritor tendo lançado recentemente o livro QUANDO ÉRAMOS REIS. “Quero fazer parte, mesmo que como um grão de areia, deste universo da arte”, afirmou com um gesto simples Olinto Vieira, dizendo lembrar que o dom da arte o acompanha deste a infância quando já fazia caricatura dos professores e amigos e que, anos depois, por incentivo de pessoas queridas, entre elas sua  mãe Marlene Campos Vieira que também é escritora. Assim o garoto, descendente de mineiros simples do interior, percebeu ter chegado o momento de tornar, ainda mais, público seus quadros através da exposição. “E nada mais digno e justo do que reunir os amigos para testemunhar essa conquista”, resume Olinto, dizendo que arte transcende e a conjuntura, dando como exemplo diversos artistas que mesmo passados vários séculos continuam vivos através de suas obras.

A exposição foi organizada pelo Museu Municipal de Parauapebas na noite de sábado, 1º de outubro, dando como abertura para uma sequência de exposições de artistas locais. “Já existe exposição fixa no museu, aberta ao público todos os dias com material de geologia, antropologia, arqueologia, indígena e material histórico. E as demais feitas foram temáticas como, por exemplo, a história de Parauapebas, memórias etc.”, explica Rebeca Valquíria, diretora do Museu Municipal de Parauapebas, dando conta de que a realização da POESIA EM CORES é resultado do convite de Olinto Vieira sendo feita com uma nova roupagem.

A exposição foi prestigiada por fãs do artista que se fizeram se presentes; além da secretária adjunta de cultura, Victorya Carolynne.[/caption]

Ainda segundo Rebeca a ideia é dialogar com outros artistas para realizar outras exposições de artes individuais e/ou coletivas. Perguntada se Parauapebas tem artistas em número suficiente para tocar o projeto por longos tempos, Rebeca respondeu positivamente, dando por certo de que as exposições devem permanecer pelo menos 1 mês sendo acessada pela população. “Vários artistas têm seu material em casa e só precisam da oportunidade e espaço para expor e se destacar”, afirma Rebeca, orientando que para o artista fazer uma exposição é necessário que esteja no cadastrado no Conselho Municipal de Cultura; e sinaliza que as próximas exposições deverão ser de fotografias, dando a dica que um fotógrafo esteja no foco para ser o próximo expositor, devendo a RETROPECTIVA 2022,  além da pretensão de fazer uma exposição IN MEMORIAN do fotógrafo Anderson Sousa, porém, não soube precisar as datas das respectivas exposições. “O Dia do Fotógrafo é no mês de janeiro”, deu a dica Rebeca Valquíria, mensurando haver mais de mil artistas no Cadastro do Conselho Municipal de Cultura, distribuídos nos mais diversos segmentos, estando entre eles música, artes plásticas, dança, literatura etc..  

(Texto: Francesco Costa; Fotos: Nay Fabíola e Francesco Costa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.