11 de jul. de 2012

Defesa Civil de Parauapebas se prepara para mais um período de estiagem



Brigada de combate a incêndio está sendo criada

Com a chegada de mais um período de estiagem, a COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Parauapebas) se prepara para combater os problemas ocasionados nesta época, sendo o principal deles os incêndios. “Estamos fazendo contatos com os órgãos interessados como, por exemplo, a Vale que tem uma preservação florestal ou o ICMbio que tem um estrutura governamental e o aparato para fazer suporte para o município”, conta Deuzimar Pereira Branco, coordenador da COMDEC, detalhando que reuniu com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente quando discutiu a criação de uma brigada para atuar no controle e combate às queimadas e incêndios florestais.
Segundo Branco um dos trabalhos que vem sendo feito pela equipe da COMDEC é instruir o grande, médio e pequeno produtor sobre o controle do fogo; o que ele descreve como “uma operação muito ampla” e informa que agora se dedica ao aparelhamento da equipe, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar. 
A Brigada, segundo detalhes dado por Branco, terá todos os equipamentos necessários para o combate aos incêndios florestais como, por exemplo, pulverizador de cristais, caminhonetes, abafadores, pinga fogo, ferramentas manuais e a mão de obra especializada que são bombeiros e a brigada civil. “Toda uma estrutura que sem dúvida será uma inovação para o Município”, comemora Branco, relatando que a questão do efetivo está sendo analisado para se definir se haverá ou não contratações pois, ainda segundo ele, o atual número de pessoas à disposição já corresponde à demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.