6 de nov. de 2013

BR-155 É A PIOR DO INTERIOR DO ESTADO


A rodovia é palco de assaltos e acidentes fatais
São 250 quilômetros de rodovia que liga Eldorado do Carajás ao município de Redenção, sudeste do Pará, por onde caminhoneiros fazem de tudo para conseguir viajar sem ficar com o carro quebrado pelo caminho. São buracos e mais buracos que tomam conta da BR 155. A situação de abandono já dura há pelo menos quatro anos e quem precisa da rodovia recuperada reclama da situação.
Distribuído em 147 municípios, o Pará mesmo sendo um dos estados mais ricos do País, respira a decadência da má conservação das suas principais rodovias que cortam o estado de ponta a ponta. Enquanto a situação só piora, os condutores fazem ziguezague pelo caminho e depois do sufoco vem o desabafo contando que pelo menos 140 quilômetros da BR -155 estão destruídos e neste trecho carretas, caminhões, caçambas e ônibus atravessam no meio do que restou da pista, para conseguir chegar ao destino esperado.
No mês passado, outubro, 16 caminhoneiros foram assaltados e uma caminhonete foi levada pelos criminosos há cerca de 40 quilômetros de Redenção. A polícia Rodoviária Estadual evita fazer rondas ao longo da rodovia porque uma das viaturas está quebrada por causa dos buracos. Pontes comprometida há vários anos, cabeceira não oferece segurança, a placa de sinalização praticamente invisível e o corrimão coberto pelo mato que cresce rapidamente.
Segundo o DENATRAN - Departamento Nacional de Transito-, em média 55 pessoas morrem por dia nas estradas do Brasil. A maioria dos acidentes fatais ocorre em rodovias como essa na região norte do País. Uma mistura de abandono público com a imprudência que acabam vitimando milhares de vidas.  De janeiro até setembro desse ano, pelo menos 150 mil pessoas já morreram acidentas no Brasil. A situação da malha rodoviária do país é preocupante. Segundo a Confederação Nacional dos Transportes, o Governo Federal precisa investir cerca de R$ 32 bilhões para recuperar todas as rodovias do país que estão em más condições de trafegabilidade. (Reportagem: Antonio Marcos)






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