12 de nov. de 2013

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA AINDA ESTÁ TÍMIDA EM PARAUAPEBAS


235 mil cabeças de gado deverão ser vacinadas na região de Carajás até o dia trinta deste mês
 Gado do Pará tem reconhecimento internacional de qualidade
Movimento aquecido nas casas agropecuárias
 Por enquanto a movimentação ainda é tímida na sede da ADEPARÁ- Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Pará-, em Parauapebas. 
Dona Maria veio fazer o mapeamento para vacinar o gado, um compromisso que ela faz questão de cumprir todos os anos.  “Bom seria se todos os criadores de gado pensassem da mesma forma”, diz ela, que cria gado de leite na região da Vila Paulo Fonteles.
Segundo a ADEPARÁ, 235 mil cabeças de gado devem ser vacinadas na região de Carajás, compreendendo os municípios de Parauapebas, Eldorado, Curionópolis e Canaã do Carajás, nessa segunda etapa da campanha, que vai até o dia 30 de novembro. Mas como brasileiro deixa tudo para a ultima hora, a vacinação ainda não está atendendo a expectativa da ADEPARÁ, como explica o coordenador da agência, Dr. Denilson Silva.
O produtor Heleno Melo, já pegou a autorização para vacinar 52 cabeças de gado e afiram: “Todos os anos vacino meu gado, porque sei que uma ação obrigatória, por isso não deixo de cumprir com essa responsabilidade”.
A população bovina do Pará, é uma das maiores da região norte do Brasil. Segundo o Ministério da Agricultura a vacinação é obrigatória e quem deixar de cumprir essa regra será penalizado com multas que variam de R$ 5 a R$ 17 por cabeça que deixar de ser vacinada.
Em Parauapebas apenas três casas agropecuárias estão autorizadas pela ADEPARÁ a vender as vacinas da aftosa, onde cerca de 200 mil doses serão vendidas até o ultimo dia da campanha de vacinação, que é 30 de novembro. A boa notícia é que a região centro sul do Pará é reconhecida internacionalmente como área livre da aftosa com vacinação, o que aumenta a exportação do gado vivo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.