25 de ago. de 2011

câmara mirim

Câmara Mirim de Parauapebas é empossada


A câmara Mirim é formada por alunos da rede municipal de ensino

Presidida pelo Vereador Odilon Rocha de Sanção a sessão de posse dos Vereadores Mirins, realizada na última terça-feira, 23, contou com a presença de muitos populares e autoridades, entre eles do deputado federal Wandenkolk. O representante do Congresso Nacional parabenizou os vereadores mirins e qualificou o momento como especial. “Trilhem sempre o caminho da ética, isso é muito importante. Parabéns a cada servidor da educação, a cada escola, e a vocês vereadores, que estão dando exemplo a esse país. Sucesso a todos,” concluiu o Deputado.
Já em exercício da câmara Municipal, Odilon Rocha de Sansão, disse ter muitas expectativas em relação ao programa Câmara Mirim: “Tenho certeza que o Câmara Mirim vai ser um exemplo brilhante para o povo de nossa cidade. Esperamos formar Vereadores com conhecimento de causa, ética, responsabilidade e decência no exercício do mandato”, planeja Odilon.
A sessão contou ainda com pronunciamentos dos vereadores mirins que demonstraram desenvoltura e comprometimento na função ora ocupada.
A Câmara Mirim tem a seguinte composição:
Mesa: Presidente – Thiago costa Carvalho; vice-presidente – João Vitor Marques dos Santos; 1º secretário – Eduarda Shafira Silva Saraiva; 2º secretário – Lourivam Mores Feitosa.
Plenário: Leonardo Sousa Mundoco, Lucas Ferreira Rodrigues, Jady Rebeca de Sá Macedo, Daniel Felipe, Elizabeth Pires da Silva, Eliú Monteiro Maiae Wanesssa Katyele.
Saiba mais - O programa Câmara Mirim foi instituído no município de Parauapebas pelo Decreto Legislativo N° 004/2009, tendo como parceira fundamental a Secretaria Municipal de Educação e o objetivo da câmara mirim é promover a interação entre a Câmara Municipal de Parauapebas e as Escolas, permitindo que os estudantes compreendam o verdadeiro papel do Poder Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive.
Outro importante papel do legislativo mirim é promover um melhor discernimento entre todas as fases, regras e leis que regulam e envolve um processo eleitoral, desde a escolha de um partido, filiação, campanha eleitoral (completa), eleição, apuração dos votos e atuação dentro do cenário legislativo.
Os vereadores mirins foram eleitos em um processo eleitoral que se assemelha aos normais para cargos políticos, tendo sido criados 12 partidos políticos fictícios “temáticos”, - Partido do Turismo, Cultura, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, Educação, Emprego, Esporte, Habitação, Juventude, Meio Ambiente, Segurança Pública, e Partido da Saúde-, que receberam centenas de alunos filiados e parte destes pudessem sair candidatos.
Aderiram ao programa sete Escolas Municipais: Escola Primavera, Jozias Leão, Chico Mendes, Jean Piaget, Antônio Matos, Elizaldo Farias e Escola Cecília Meireles, todas com turmas de 5ª a 8ª series do Ensino Fundamental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.