11 de ago. de 2011

invasao


Área pública é ocupada
Parauapebas agora conta com quatro invasões
 A ocupação é ordeira e organizada e conta com a direção de uma associação de moradores criada, segundo os coordenadores, exatamente para tirar as. Cerca de 400 famílias que ocupam a área, da vulnerabilidade.
     Ocupado no mês de fevereiro, deste ano, a área próxima ao bairro Nova Vida deu a Parauapebas mais uma invasão e esta com ares de bairro, que já é chamado pelos ocupantes de bairro Nova Vida 2.
     A ocupação é ordeira e organizada e conta com a direção de uma associação de moradores criada, segundo os coordenadores, exatamente para tirar as. Cerca de 400 famílias que ocupam a área, da vulnerabilidade.
     Um dos coordenadores, Francisco da Silva, o popular Doutor, lembra que a área foi ocupada sem sucesso outras vezes e por falta de organização a ordem de desocupação era expedida pelo Judiciário e cumprida pela Polícia  Militar.
     O coordenador conta que o perfil dos que ali ocupam é de pessoas que não tem condição financeira de pagar aluguel e nem mesmo de comprar um terreno para construir sua casa própria. “Nossa intenção não é de ficar nesta área, mas sim de chamar a atenção do governo para a necessidade de se criar projetos habitacionais e loteamentos populares possibilitando a mudança da situação destas pessoas”, explica Doutor. Ele diz já ter se reunido várias vezes com a SEMHAB  (Secretaria Municipal de Habitação de Parauapebas) em busca de resposta e  ouvido do secretário de habitação, Antônio Neto, que uma área será adquirida para se construir um bairro popular subsidiado pelo governo municipal.
     Doutor diz ter conhecimento das novas normas e dá conta de que o poder público municipal não pode mais doar áreas. Mas se diz satisfeito com o fato de que o terreno e o material de construção serão financiados a preços populares e pagos em vários anos, possibilitando a todos, mesmo de baixa renda, a aquisição da casa própria. “Estamos esperando que tudo seja feito dentro do padrão, um terreno de 250m² mais o kit de material”, planeja ele.
     Parauapebas agora conta com quatro ocupações, Morro do Chapéu, Chácara das Nuvens, Alto Bonito e Nova Vida 2, todas ocupadas por pessoas sob a mesma expectativa. As três primeiras serão beneficiadas ainda este ano, de acordo com cronograma da SEHAB. 
“Nossa intenção não é de ficar nesta área, mas sim de chamar a atenção do governo para a necessidade de se criar projetos habitacionais e loteamentos populares possibilitando a mudança da situação destas pessoas”, explica Doutor

     Situação – A ocupação Nova Vida 2 conta com energia elétrica instalada pelos próprios moradores, porém não conta com o abastecimento de água tratada. A área foi dividida em pequenos terrenos para abrigar as 400 famílias que estão no local. A área fica próxima a uma Estação doe Tratamento de Água e uma Área de Preservação Ambiental, porém a coordenação garante que tem zelado para que ninguém agrida a vegetação.
Segundo Doutor, cerca de 10 mil famílias procuraram a associação para se cadastrar e ocupar a área, mas como o tamanho não é suficiente não foi possível recebê-las.
     Foi reservada área para construir sede da associação dos moradores e campo de futebol. (Francesco Costa / Especial para jornal O Regional)       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.