23 de ago. de 2011

Instituto Solidário à Vida


Instituto realiza encontro em Parauapebas
Tendo como objetivo apresentar à comunidade os projetos já desenvolvidos e ainda os que estão em andamento, o Instituto Solidário à Vida, realizou um encontro reunindo presidentes e membros de associações, líderes de partidos e populares; o evento contou ainda com as presenças do deputado federal Geovanni Queiroz (PDT/PA), o cineasta Wagner Júnior e as atrizes Camila Sales e Ana Carolina Nogueira, todos de São Paulo.   
O encontro, realizado no auditório da Câmara Municipal de Parauapebas, no domingo, 21, abordou dois importantes temas: “Plebiscito para a criação do Estado e Carajás e solidariedade.”
Outro objetivo do encontro promovido pelo Instituto Solidário à Vida foi demonstrar seu empenho na emancipação de Carajás assunto que foi amplamente debatido durante o encontro.
Criado há um ano o Instituto Solidário à Vida agregou, preferencialmente, pessoas pioneiras em Parauapebas para desenvolver trabalho solidário contemplando os menos favorecidos das áreas rural e urbana. O trabalho é feito segundo o presidente do instituto, Antonio Horácio, com o apoio de empresas e pessoas solidárias que possibilitam ao instituto amparar os beneficiados .
“Fazemos eventos para arrecadar recursos como, por exemplo, galinhada ou feijoada, e os valores arrecadados são transformados em benefícios às pessoas carentes”, explica Antonio Horácio, esclarecendo que não havia divulgado o trabalho da entidade por entender se tratar de um trabalho meramente sem pretensões de publicidade.   
O instituto conta com diretoria, conselhos fiscal e comunitário, e este último é responsável pelas ações sociais. Gerar emprego e renda é também outro objetivo do Instituto Solidário à Vida, prova disto é a criação da lavanderia comunitária que amparou mulheres carentes. Outra ação do Instituto é a escola de informática que possibilita às crianças, oriundas de famílias carentes, se qualificarem para conseguir suas primeiras oportunidades; e como primeira oportunidade o Instituto criou o programa de treinamento para jovens denominado de “Menor Aprendiz”, um projeto em parceria com empresas que dão a oportunidade a adolescentes com 17 anos de trabalhar em tempo parcial e depois ao completarem a maioridade ingressar no mercado de trabalho já com razoável experiência de acordo com sua aptidão profissional.
Jovens e empresários compareceram ao encontro

A criação da Guarda - Mirim é outra iniciativa do Instituto Solidário à Vida que, em parceria com o Comando da Polícia Militar em Parauapebas, agregará adolescentes para receberem treinamentos, educação e cidadania e assim ficarem fora do risco de se corromper.  
 “Não queremos ser apenas mais um instituto, nosso objetivo é resgatar os valores da família e ajudar na formação de cidadãos melhores”, garante Horácio.
O Instituto Solidário à Vida está Localizado na rua 24 de Março, bairro Rio Verde. (Francesco Costa/Especial para jornal O Regional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.