31 de ago. de 2011

entrevista - irá


Um fato inédito nas urnas de Curionópolis, segundo análise política, se avaliado o percentual dos eleitores que compareceram nas urnas nas eleições para Conselheiro Tutelar da Criança e do Adolescente de Curionópolis, ocorrida no dia 21, domingo. O mito trata-se da reeleição da conselheira tutelar Erailde Oliveira, conhecida por todos como “Irá”, que recebeu 17% dos 2.536 votos válidos, ou seja 433 votos, se reelegendo como a conselheira mais bem votada e com maior percentual já registrado em eleições naquele município. Com base neste cálculo se comparecesse às urnas os cerca de 20 mil eleitores existentes em Curionópolis Irá teria em média 3.400 votos; número suficiente para eleger, graças a sua legenda, vários vereadores.  
 "Meu primeiro mandato foi um aprendizado", disse Irá
Em entrevista concedida ao blogdofrancescocosta Irá falou sobre sua trajetória até ser eleita conselheira tutelar há três anos, de sua reeleição e seus projetos em defesa das crianças e adolescentes.
BFC – Como foi sua trajetória após chegar a Curionópolis?
Irá – Cheguei com minha mãe, dona Eva de Oliveira, de Gonçalves Dias, Maranhão, em Curionópolis desde 1980, e adotei o município como sua cidade do coração.
Atuei como professora, quando tive a oportunidade de conviver com crianças e adolescentes. Assim pude conhecer os problemas e anseios daqueles que agora defendo; além de educadora, trabalhei na área administrativa e Agente de Saúde.
     Em 2008 fui eleita Conselheira Tutelar e desde então dedico a vida na defesa de crianças, adolescentes e famílias que diante da vulnerabilidade recorrem à minha ajuda.
BFC- O que pôde ser realizado em seu primeiro mandato como conselheira?
Irá- Entre as muitas coisas que pude fazer com a equipe do conselho tutelar de curionópolis e  que percebi ter surtido um imensurável efeito positivo foram ações de fiscalizações em bares e casas noturnas onde foi possível coibir o aliciamento de  menores bem como o envolvimento destes com bebidas alcoólicas e outras drogas.
Foi possível ainda a realização de palestras nas escolas esclarecendo aos alunos, pais e corpo docente, sobre a forma de ação dos pedófilos; levamos ainda a conhecimento do público as atribuições do conselho tutelar informando sobre a responsabilidade, dos pais, da polícia, dos poderes público e judiciário no cumprimento do ECA.
Fizemos ainda um intenso trabalho no distrito de Serra Pelada,levando palestras para pais, alunos e comunidade; outro foco atingido foi a conscientização dos donos de bares que participaram de palestras sobre suas responsabilidades no combate a venda de bebidas e cigarros a menores de 18 anos.
BFC- Como você percebeu a recepção das pessoas que participaram destas palestras?
Irá - Nem todos compreendem a importância deste trabalho no qual temos como objetivo ajudar os pais que infelizmente tem perdido o controle sobre seus filhos. E ainda resgatar a estrutura do arranjo familiar, que cá entre nós anda um tanto desarranjada.
Mas em sua grande maioria se percebia ansiedade por parte dos participantes das palestras, pois a maioria das coisas ali explicadas parecia nova para eles. Percebe-se que as pessoas tem sensibilidade, mas nem todos tem consciência de seus deveres. Em contrapartida há outros que tem consciência, mas cedem diante dos lucros, e levam ainda em conta que a criança compra cigarros e bebidas a pedidos dos próprios pais ou algum adulto da família.
Infelizmente, o comerciante não leva em conta o fato de que está contribuindo, involuntariamente, para que no futuro esta criança seja um dependente.
BFC- E para seu segundo mandato quais são suas expectativas?
Irá - Meu primeiro mandato foi para mim uma experiência que pretendo usar no próximo para melhor defender as crianças e adolescentes. Meu foco é ainda conseguir melhores condições e estrutura para o Conselho Tutelar e assim desenvolvermos os projetos que tenho em mente.
A continuidade de palestras para pais, alunos, donos de bares e casas noturnas não podem parar e para isto pretendo reforçar as parcerias com entidades e poder executivo para melhor as condições de trabalho dos conselheiros.
Com a instalação de vários projetos de mineração no município é inevitável o crescimento do fluxo migratório e com ele o surgimento de problemas antrópico e entre eles vem famílias que precisarão de nosso apoio e crianças e adolescentes que, certamente, precisarão de atenção especial. 
BFC - Como vê a expressiva votação em sua reeleição?
Irá - Bem, divido isto em duas partes. Uma delas é o grande comparecimento de eleitores nas urnas, e isto se deu graças ao empenho de todos os candidatos que divulgaram as eleições; além da população que compareceu às urnas voluntariamente, já que se trata de voto facultativo.
Agora quanto ao percentual de votos que tive, vejo isto como aprovação espontânea de meu trabalho como conselheira.
Esta foi uma campanha que fiz de forma diferente, de porta em porta, e fui apoiada por muitos aliados de vários segmentos, entre eles, minha família, igrejas, além de um amigo que junto com sua esposa foram atuantes cabos eleitorais, trata-se de Jucelino Alencar e sua esposa Fátima.
 Quero aproveitar para convidar toda a população de Curionópolis e a imprensa a prestigiar minha  posse e dos demais conselheiros que acontecerá no dia 16 de setembro no auditório da Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.