12 de dez. de 2011

Cerca de 30% dos eleitores de Eldorado não compareceram às urnas no Plebiscito

A abstenção foi considerada grande
Eldorado do Carajás faz parte da 58ª zona, Eleitoral com sede em Curionópolis, presidida pelo juiz Claytoney Passos Ferreira; o município já contava com cerca de 30 mil habitantes e 15 mil eleitores nas últimas eleições em 2010.
O município está em área de influência da Vale e teve a população aumentada por força dos projetos de mineração que estão sendo implantados no em Curionópolis, um deles é Serra Pelada. Junto com o aumento da população cresceu também o número de eleitores que hoje é de 16.917, segundo dados do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
Eldorado tem pelo menos 39 projetos de assentamentos feitos pelo INCRA (Instituto Nacional de Coloizaçao e Reforma Agrária), o que possibilitou o surgimento de importantes e populosas vilas. A maior delas é a 17 de Abril com mais de 600 famílias, o que representa pelo menos 1.500 eleitores, motivo que se fez necessário a implantação de ponto votação com várias sessões eleitoral.
Dos 16.917 eleitores, aptos a votar em Eldorado do Carajás, compareceram ontem às urnas apenas 11.918, uma abstenção de 29,6% o que significa que 4.999 eleitores deixaram de participar do ato de cidadania.
Entre os votos válidos, 16.917, apenas 253 foram contrário a emancipação dos dois novos Estados, um percentual de 1,5%.
O não comparecimento de eleitores às urnas, em Eldorado, pode se dar em virtude das distancias que separam as vilas da sede do município, e devido a precariedade das estradas vicinais, naturais neste período do ano.
Os representantes do Comitê pró Carajás citaram ainda como agravante o fato de que a justiça eleitoral não tenha cadastrado carros para o transporte dos eleitores, ação que é vetada a outros.
A votação, iniciada as 8hs e encerrada as 17h, foi tranqüilo não havendo nenhum prisão nem foi registrada na cidade nenhuma ação violenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.