12 de dez. de 2011

Comissão do IPEC diz que plebiscito pode ser anulado


Abstenção passou de 20% em Canaã dos Carajás

Apenas 69,7% dos eleitores compareceram às urnas ontem, 11, em Canaã dos Carajás para opinarem no plebiscito de consulta popular que teve como objetivo saber a opinião do povo sobre a criação de dois novos Estados, Tapajós e Carajás; uma abstenção de 21,3%.
Trocando em miúdos, dos 20.650 eleitores aptos naquele município, apenas 14.394 exerceram a cidadania e 6.256 deixaram de votar.  A opinião dos eleitores foi democrática tendo 715 (4,97%) dos votos contra a criação dos novos Estados, e 13.681 (95,3%) dos votos a favor.
Edilson Valadares, presidente da Comissão do IPEC (Instituto Pró Emancipação Carajás) em Canaã dos Carajás avaliou o trabalho feito no município como bom, mas diz que a assimilação por parte do povo não foi como o esperado. “Entendemos que um movimento como este nem precisava muita campanha; cada cidadão devera buscar se informar sobre o assunto e disseminar a idéia já que isto é um interesse de todos desta região”, entende Edilson, lembrando que participou do processo da criação do Tocantins quando foram colhidas milhares de assinaturas e ele diz que as pessoas voluntariamente procuravam para assinar e contribuir.
“Infelizmente a sociedade não entendeu a proposta. E Não entendeu também que este processo poderá não acontecer de novo; ou só voltar a acontecer daqui há décadas”, lamenta Edilson, mas diz acreditar que será impetrado recurso para averigurar as possíveis fraudes e, se anulado este processo eleitoral, deverá haver outra consulta popular.
Na opinião de Edilson o Pará foi dividido no momento em que o governador Simão Jatene subiu no palanque do NÃO. Ele diz entender que um governo deve ser imparcial e deixar a democracia acontecer.
                                                                    Edilson Valadares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.