15 de dez. de 2011

Secretaria Municipal de Saúde de Canaã realiza evento de combate a AIDS


 Equipe da Secretaria Municipal de Saúde
No dia sete de dezembro, quarta-feira, aconteceu no município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, o I Evento de conscientização ao “Dia Mundial de Combate à AIDS”, comemorado no dia 1º de dezembro.
No evento, ocorrido na Praça da Bíblia, foi feita a inauguração do Laço Vermelho, símbolo do combate aos vírus.
Estiveram presentes no evento o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Celso Gonçalves do Vale Filho; o coordenador  do CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento - e coordenador de DST/AIDS do município,  Dr. João Antonio; as enfermeiras Florice Eleres ( coordenadora da Media e Alta Complexidade),  Eliana do Valle (coordenadora da atenção básica) e Helen (coordenadora da Vigilância e Saúde); e outros profissionais da saúde como: fisioterapeutas, nutricionista, psicóloga, outros enfermeiros e Agentes de Saúde. 
Cerca de 40 pessoas participaram da mobilização organizada na cidade pela Secretaria Municipal de Saúde, tendo como coordenadores do evento, as enfermeiras Eliana, Helen e o Dr. João Antonio. Também foram distribuídas cerca de 2 mil unidades de preservativos masculinos.
Segundo o Dr. João Antonio, o trabalho de conscientizarão atingiu todo o município e, também, foram realizadas visitas e entrega de preservativos em casas noturnas, bares e à pacientes usuários do CTA.
Dr. Celso do Vale discorreu sobre a importância de um evento como esse para a população, se tratando de um assunto muito delicado, destacando pontos fundamentais, por exemplos:
Como o vírus age no ser humano e a dificuldade de se fazer uma vacina contra o HIV.
“A cada dia o número de casos de pessoas infectadas pelo HIV aumenta, é importante o uso do preservativo. Colocamos o laço vermelho, criado por um grupo de artes dos Estados Unidos e que simboliza o Dia Mundial de Combate ao HIV, como forma, também, de homenagear os soldados mortos na guerra do Golfo que usaram um laço amarelo”, enfatizou Dr. Celso.
Segundo o Dr. João Antonio, a cidade recebe inúmeras pessoas no decorrer do ano em busca de trabalho, vinda de muitas regiões. Ainda segundo ele, a rotatividade é muito grande na cidade, isso dificulta um trabalho de monitoramento e de tratamento dos pacientes infectados pelo vírus. “É importante que as pessoas portadoras do microorganismo se tratem, apesar do HIV não ter cura, ele tem tratamento, e isso é fundamental para os portadores do vírus”, esclarece Dr. João Antonio. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Canaã dos Carajás)

Laço simboliza  o dia de combate a AIDS
Dr. Celso realiza entrega de material informativo
Coordenadores do evento

Um comentário:

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.