23 de dez. de 2011

Material reciclado ilumina Natal de Canaã dos Carajás











Além de simbolizar a vida, a esperança e a paz, a árvore de Natal dos canaenses também representa a atual preocupação de todos com a preservação do meio ambiente. E numa exemplar atitude o projeto Resociclo, composto de 17 voluntários, iluminou o Natal da cidade oficialmente a partir da inaguração realizada na noite de sábado, 17.
Cinco árvores de Natal foram montadas na avenida principal, uma delas com dez metros de altura, e todo o restante da decoração, composta de papai Noel, bonecos de neve, casa do papai Noel, renas e o presépio. Todo o projeto foi realizado numa  parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal Desenvolvimento Social, com a participação efetiva da primeira-dama Inês de Brito.
Entre os materiais usados para compor a decoração, cerca de 50 mil garrafas pet, 6 mil metros de mangueira luminosa e mais de 300 mil quilos de ferro. Todo o material foi recolhido através de uma campanha realizada pela Resociclo nos meses entre outubro e novembro onde a cada 5 garrafas pet entregues o morador recebia um cupom para participar de um sorteio concorrendo a prêmios que o projeto conseguiu por doações de comerciantes locais. O sorteio foi realizado na Praça da Bíblia no dia da inaguração, premiando a atitude dos moradores com uma geladeira, uma televisão tela plana de 20 polegadas, três playstation e cinco bicicletas.  
O cenário que tem proporcionado esta decoração natalina é maravilhoso. Famílias inteiras, grupos de amigos, crianças, casais de namorados que se deslumbram da beleza que proporcionou o conjunto deste material que se não fosse o árduo trabalho de pessoas conscientes, todo ele poderia estar poluindo a cidade, mas está aí, na avenida da cidade embelezando as noites canaenses.  
Priscila Guimarães Martins, engenheira ambiental desde agosto na Secretaria de Meio Ambiente, disse que a obra além de estar decorando a avenida, será reaproveitada no próximo ano. “No ano que vem já penso em trabalhar nas escolas essa conscientização através de oficinas, trabalhando, por exemplo, o papel reciclado, garrafas, papelão, pneus”, adiantou.
Vanda Frasão, coordenadora do projeto Resociclo, resaltou que um dos pontos importantes neste projeto é o fato de ser um Natal ecológico, agregando a preservação da cidade. “Nós estamos trabalhando a conscientização das pessoas”, enfatizou.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.