9 de set. de 2011

Audiência Pública discute implantação do Campus



Audiência Pública discute implantação do Campus da Unifesspa em Parauapebas

Centenas de alunos lotaram a quadra poliesportiva da Escola Chico Mendes durante a Audiência Pública realizada na última quinta-feira (08/09), promovida pela Câmara Municipal de Parauapebas para discutir a implantação do Campus da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) no município. Além dos vereadores, também estiveram presentes o Prefeito Darci Lermen, os Deputados Federais Cláudio Puty (PT) e Wandenkolk Gonçalves (PSDB), além do Deputado Estadual Milton Zimmer, também do PT. A solenidade contou ainda com a presença do Secretário Municipal de Educação, Raimundo Neto, a Diretora da Escola-Sede, Francisca Ciza e representantes do SINTEPP (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará), UFRA e da Coordenadoria Municipal de Juventude. A mobilização dos estudantes ficou por conta da Comissão Pró-Campus Unifesspa, que desenvolveu árduo trabalho para o sucesso da Audiência.
A Audiência Pública foi um pedido da Vereadora Francis Resende (PMDB) por meio do Requerimento de Nº 087/2011, que apresenta a exclusão de Parauapebas no Projeto que cria a Unifesspa no município. Francis também falou da expectativa para o momento. “A minha expectativa é discutir atitudes práticas para reverter essa situação da Unifesspa. Estou confiante vendo a mobilização dos estudantes e espero que essa Audiência possa resultar em ações promissoras”, ressaltou Francis.
Diversas faixas espalhadas pelo local traduziam os anseios dos alunos, que clamavam por um Campus da Universidade Federal em Parauapebas. A causa da mobilização dos jovens é poder estudar numa Universidade digna sem ter que deixar a cidade para ir em busca da tão sonhada graduação em outro estado. De acordo com a estudante Naélia Melo, representante das escolas da zona rural, alguns estudantes passam dificuldades ao saírem da cidade para estudar fora. “Muitos alunos vão para outro lugar fazer a graduação e passam fome por que são pobres e os pais não têm condições de sustentar os filhos fora, por isso temos que nos engajar nesta causa. Queremos a Unifesspa aqui!” disse a estudante. 
Autoridades discutiram o assunto

Quem também falou sobre o assunto foi o Prefeito Municipal Darci Lermen. “Quando tive a notícia fiquei indignado, nenhuma cidade da região se preparou para receber a universidade como a nossa, ajudamos a elaborar a proposta, nos sentimos traídos. A Prefeitura vai dar condições dos alunos irem a Brasília reivindicar”, relatou o Prefeito.

O Deputado Federal Cláudio Puty parabenizou a todos os alunos pela iniciativa da reivindicação e Câmara Municipal de Parauapebas por apoiar a causa. “Todos estão de parabéns, a audiência está cumprindo com o seu objetivo, vamos fazer uma emenda, que não custa um tostão, só vamos alterar o texto da lei e colocar Parauapebas, para que assim este município tenha um Campus tão merecido de uma Universidade Federal”, diz Puty.
Na oportunidade, foi apresentado pelo Secretário adjunto de Planejamento, Lêonidas Mendes o projeto inicial de criação e implantação da Unifesspa, onde Parauapebas ainda seria contemplada com o Campus.
O Deputado Estadual Milton Zimmer falou da importância da luta de cada aluno e professor, e ainda se disponibilizou para ajudar a comissão Pró-Campus Unifesspa. “É bom ressaltar a importância da luta de cada um de vocês, é com esse abaixo-assinado que esse Campus vai ser implantado na cidade, e quero colocar à disposição de vocês o meu gabinete para ajudar nessa causa”, disse o Deputado.
O Vereador Euzébio Rodrigues (PT), Presidente da Câmara conduziu a Audiência Pública e ressaltou que o objetivo foi alcançado. “O propósito da Audiência foi atingido e fiquei motivado com o resultado”, finalizou o Presidente.   
Fonte: Assessoria de Imprensa da CMP




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.