13 de set. de 2011

Clean firma parceria


Clean firma parceria com estudantes em stand na FAP

Como já é tradição todos os anos a Clean Gestão Ambiental se fez presente no Parque de Exposições Agropecuárias, Lázaro de Deus, durante a VII Edição da FAP (Feira Agropecuária de Parauapebas); este ano a empresa foi representada pelo, recém criado, Instituto Clean Sustentabilidade.
“Nossa participação aqui este ano foi diferenciada, trouxemos conosco alunos de escola técnica que demonstraram interesse em propagar informações sobre como defender o meio ambiente”, contou Olinda Santos Silva, coordenadora do Instituto Clean Sustentabilidade.
 Os alunos receberam os visitantes
Além de todos os assuntos abordados, entre eles a coleta seletiva, o lançamento das sacolas Eco barg’s  foi o grande atrativo do stand. O objetivo das sacolas ecologicamente correta, confeccionadas em algodão cru, é fazer com que o cliente dos supermercados comecem a recusar as embalagens plásticas oferecidas nos supermercados . “A aceitação foi expressiva e as pessoas se mostraram curiosas e interessadas pelo o uso das embalagens”, comemora Olinda.
As sacolas eco barg’s podem ser oferecidas por empresas como brindes no final do ano; o Instituto Clean Sustentabilidade está a disposição para atender as encomendas de empresas ou particulares como, por exemplo, alunos que podem encomendar mochilas em diversos tamanhos.    
Parceria – Alunos do curso técnico em meio ambiente da escola Soter firmaram parceria com o Instituto Clean Sustentabilidade e instalaram no mesmo stand espaço para palestras e exposição de material de conscientização sobre preservação, recuperação de áreas degradas e reciclagem.
A idéia partiu dos alunos Jackeline, Diego, e Silvana Batista dos Santos, da turma do curso técnico em Meio Ambiente da escola Soter, que ao entrar em contato coma Clean Gestão Ambiental firmaram parceria para juntos levar informações sobre o meio ambiente à população que transitaram pelo Parque de Exposições durante a VII edição da FAP.
Como programação em todas as noites no stand foi abordada principalmente problemas ambientais e sustentabilidade: poluição, reciclagem, problemas ambientais vendo especificamente nossa região sabendo usar o que temos de melhor, o meio ambiente.
“Esperamos que o exposto aqui, não fique apenas neste stand, mas que as pessoas levem estas informações para outras pessoas”, pensa Silvana Batista dos Santos, que já planeja levar a discussão para as escolas, pois em seu entendimento conscientizando as crianças e sensibilizando os jovens os frutos poderão ser muitos.
O interesse das pessoas que passaram pelo stand, segundo Silvana, foi de surpresa e interesse, os o visitantes fizeram muitas perguntas demonstrando interesse. Sobre a participação do poder privado em iniciativas como esta, ela diz que mais poderia ser feito, mas não se despertaram ainda para este assunto. “As pessoas de menor poder aquisitivo tem demonstrado muito mais interesse por contribuir e praticar iniciativas em favor do meio ambiente”, avalia Silvana, lamentando o fato de que aquilo que as gerações passadas destruíram no meio ambiente jamais será reconstruído, mas diz acreditar que é possível preservar o que ainda temos
A iniciativa dos alunos recebeu elogios do diretor da instituição
Apoio – O grupo de estudantes da escola Soter, que firmaram a parceria com o Instituto Clean Sustentabilidade, contaram que o apoio da instituição de ensino foi indispensável para que a iniciativa fosse um sucesso. “A direção da escola atendeu nosso pedido e patrocinou nossa iniciativa tanto com material como também com apoio logístico”, contou a equipe de alunos.
O apoio foi dado, segundo o diretor da Soter, Marco Antonio Vasconcelos Soares, por entender que a iniciativa foi de extrema importância e conotou como preocupação com o meio ambiente. “Nossos alunos são orientados nem só no que diz respeito à pedagogia do curso, mas também são levados a se interessar em contribuir com o desenvolvimento social; e certamente foi isto que os levou a buscar esta parceria”, explica Marco Antonio, planejando a estender a experiência para escolas particulares e feiras que deverão ser organizadas pela escola.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.