27 de set. de 2011

Com greve dos Correios, bancos alertam clientes sobre faturas

Funcionários da ECT estão paralisados desde 14 de setembro.
Febraban orienta que bancos não cobrem multa por atraso durante a greve.

 
Em meio à greve dos Correios, que já dura mais de uma semana, alguns bancos estão alertando seus clientes sobre o pagamento das faturas e a possibilidade de consultá-las por outros meios para evitar atrasos, como a internet e os caixas eletrônicos.
Caixa Econômica Federal, HSBC e Itaú Unibanco já providenciaram os alertas.
Os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) estão em greve desde o dia 14 de setembro. A categoria reivindica piso de R$ 1.635 – atualmente, o valor está em R$ 807 – mais reposição da inflação de 7,16% e reposição das perdas salariais de 24,76%, de 1994 à 2010.
Conforme informou a assessoria de imprensa do Itaú Unibanco, foram enviados alertas de SMS informando aos clientes que eles têm à disposição a fatura online, "um serviço que não é interrompido em casos de impossibilidade de entrega da fatura. Caso a paralisação continue, o banco manterá a prestação desse serviço para clientes com vencimentos agendados para a próxima semana", disse a instituição em comunicado.
De acordo com o HSBC, os avisos começaram no dia 14  e acontecem por meio de mensagens no celular, por atendimento telefônico e alertas na internet, bem como nas agências do banco. Apesar da greve, o banco afirma que ainda não sentiu aumento no atraso das contas.
A assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal informou que irá mandar avisos por SMS, mas ainda não sabe quando nem para quantos clientes, porque está "tomando procedimentos para que as mensagens não sejam mandadas para quem não pediu avisos por SMS".
Procurada pela reportagem do G1, a Federação Brasileira de Bancos informou que orientou os bancos a não cobrarem encargos por atraso nos boletos de créditos dos próprios bancos que tenham vencimento no período da greve.
Além disso, a Febraban recomenda que os bancos procurem as prefeituras (IPTU/ISS), Empresas Concessionárias de Serviços Públicos (água, luz, telefone e gás) e os cedentes de bloquetos de cobrança para negociar a isenção de encargos para o recebimento das faturas e bloquetos de cobrança vencidos até que a greve termine.
Segundo a Fundação Procon-SP, os consumidores que sabem a data de vencimento de suas contas devem entrarem em contato com a empresa, para solicitar outra opção para efetuar o pagamento, antes do vencimento, "a fim de evitar a cobrança de eventuais encargos e cancelamentos".
Ainda de acordo com o Procon, os alertas podem ser enviados pelos bancos para todos os clientes, já que se tratam de serviço ao consumidor.

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