19 de set. de 2011

Minercoop visita órgãos em Belém

Minercoop visita órgãos em Belém a procura de áreas para cooperados
 Manfredo presenteou os diretores com mapa geológico digitalizado

Minercoop visita órgãos em Belém a procura de áreas para cooperados

Preocupada com a renda de aproximadamente 3 mil famílias que vivem da pequena mineração no município de Canaã dos Carajás, a diretoria da Minercoop (Cooperativa de Mineração de Canaã dos Carajás) foi a Belém e visitou na quinta-feira, 15, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o Departamento Nacional de Produção Mineral. O objetivo da visita, segundo o diretor de assuntos institucionais, Osni Vieira, era buscar orientações sobre áreas disponíveis para os cooperados explorarem uma vez que a grande maioria delas estão sob o domínio da Vale.
“A Lei assegura o direito a áreas para os pequenos mineradores cooperados e ultimamente não temos conseguido estes espaços, mesmo como aval da lei”, lamenta Osni.
Pela manhã os diretores da Minercoop, Geraldo Xavier e Osni Vieira, visitaram o CRPM onde tiveram uma longa conversa com o Superintendente Regional, Manfredo Ximenes Ponte que os orientou sobre os procedimentos e cuidados a serem tomados.
Manfredo lhes assegurou que é possível que todos trabalhem e que o município de Canaã tem uma grande riqueza mineral distribuída em todo o município. Do CRPM os diretores levaram, de presente um mapa geológico digitalizado, e muitos nomes e contatos importantes recomendados por Manfredo.
Na tarde, do mesmo dia, foi a vez de visitarem o DNPM onde foram recebidos pelo geólogo Arnaldo Cardoso que também os animou a continuarem na busca por novas áreas recomendando inclusive a contratação de um geólogo para assessorá-los na criação de projetos e execução de pesquisas.
“As visitas foram um tanto proveitosas e nos reanimou a continuar nossa empreitada, agora com mais embasamento técnico”, disse o diretor da Minercoop, Geraldo Xavier.
 No DNPM a conversa foi animadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.