13 de set. de 2011

Vale e SEBRAE


Vale e SEBRAE buscam novos fornecedores
Cerca de 150 empresas participaram do evento
Iniciou a mobilização de empresas paraenses para participar do programa Vale-SEBRAE de Desenvolvimento de fornecedores nos municípios de Parauapebas, Marabá e Belém, respectivamente. O programa é fruto de um convênio assinado entre a Vale e o SEBRAE com o objetivo de inserir micro e pequenas empresas, de forma competitiva e sustentável, na cadeia produtiva da mineração.
A abertura foi ontem, 13, terça-feira, no auditório da ACIP (Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas) e reuniu cerca de 150 empresários dos municípios de Eldorado, Curionópolis, Canaã dos Carajás e Parauapebas.
O Vale-SEBRAE de Desenvolvimento de Fornecedores abrange desde o diagnóstico das necessidades de desenvolvimento das micro em pequenas empresas em cada localidade até ao implementação das iniciativas cabíveis em cada caso para supri-las. “A intenção é que com a capacitação, aumente a inserção das MPE na cadeia produtiva da mineração. Para isso, se faz preciso orientar as MPE que atuam nesse segmento nas localidades onde a Vale está presente”, afirmou Marcelo Ribeiro, gerente da Unidade de Indústria do SEBRAE no Pará.
Além do Pará, mais seis Estados onde a Vale atua serão beneficiados com o programa: Bahia, Espírito Santo, Rio doe Janeiro, Maranhão e Minas Gerais.
“As compras com fornecedores locais da Vale no Pará alcançaram , em 2010, o patamar de R$ 3 bilhões. As  micro e pequenas empresas participaram com 7,6% desse volume. A nossa expectativa é que com o desenvolvimento do convênio com o SEBRAE e o fortalecimento da nossa política de fomento a fornecedores locais, esse percentual possa chegar a mais de 10% até 2013”, explicou Leonardo Couto, gerente de Gestão de Fornecedores da Vale.
Para se ter uma idéia, somente no primeiro semestre deste ano, já houve um aumento de 4,2% no volume de compras da Vale no Pará em relação ao  mesmo período do ano passado.
A ação conjunta com o SEBRAE é desenvolvida por meio do Inove, um programa da Vale que visa o fomento de fornecedores. Por meio de um planejamento integrado e de acordo com a estratégia de negócios da Vale, o programa apóia uma série de ações para tornar mais competitivas as empresas locais, além de capacitá-las para atender os níveis de excelência exigidos pelo mercado. Entre as ações do Inove estão: acesso a linhas de crédito com taxas mais vantajosas, facilidades na aquisição de produtos e serviços, além de cursos de qualificação em gestão financeira, inovação, meio ambiente e saúde e segurança no trabalho.
Hoje, 14, quarta-feira, a mobilização de empresas acontece na ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá) e amanhã, 15, quinta-feira, em Belém, no Hotel Gold Mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.