11 de jun. de 2011

DA REDAÇÃO - AGÊNCIA PARÁ DE NOTÍCIAS


Jatene inaugura ampliação do serviço de hemodiálise do Hospital do Araguaia

Jatene foi recepcionado pela população e inaugurou a ampliação 
do serviço de hemodiálise do Hospital Regional Público do Araguaia

O governador Simão Jatene inaugurou na manhã desta sexta-feira, 10, a ampliação do serviço de hemodiálise do Hospital Regional Público do Araguaia, no município de Redenção (sul do Pará). Com a ampliação, a unidade hospitalar passa de 10 para 22 máquinas para atendimento de doentes renais crônicos, além da ampliação do almoxarifado necessário para o armazenamento de diálise.
Simão Jatene visitou as instalações e conversou com alguns pacientes que estavam fazendo o tratamento. Valdomiro Braga, 64 anos, agradeceu ao governador pelo atendimento que é prestado à população no hospital regional. Ele se deslocava para Belo Horizonte (MG), para fazer o tratamento de hemodiálise. “Moro em Santa Maria das Barreiras e venho aqui fazer meu tratamento com confiança na equipe e no hospital, porque sei que estou recebendo o melhor atendimento”, disse o paciente, que faz o tratamento há três anos, sendo dois no Regional do Araguaia.
Durante a visita, o governador anunciou aos pacientes a possibilidade de até o final deste ano, o Hospital Regional do Araguaia realizar transplantes de rim, a exemplo do que já acontece na capital paraense. O Hospital Regional já foi aprovado pelo Ministério da Saúde para realizar transplantes de rim, segundo informou Pedro Anaisse, coordenador geral do Instituto de Saúde Santa Maria (Idesma), organização social que administra o Regional do Araguaia e o Hospital Metropolitano, em Belém.
Ele informou, ainda, que o hospital está trabalhando com a prevenção da doença renal. “Técnicos realizam um trabalho educativo em Redenção e em municípios vizinhos, esclarecendo as pessoas sobre diabetes e hipertensão, doenças que podem levar à doença renal”, explicou. O governador também ressaltou em seu discursos a importância da prevenção. “As campanhas pedagógicas devem existir, sim. É importante todos saberem os riscos que correm com a hipertensão e com o diabetes”. Em janeiro deste ano, o hospital atendia 63 pacientes. Com a ampliação, será possível atender 123 pessoas.
Após conhecer as instalações, Simão Jatene plantou uma muda de ipê amarelo na área do hospital, ao lado de Paulo Henrique Marques Lima, 11 anos, que está em tratamento de doença renal na instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.