20 de nov. de 2011

Anvisa proíbe bebidas e alimentos à base de aloe vera


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso da aloe vera, planta popularmente conhecida como babosa, na produção de alimentos e bebidas. A proibição vale para importação, fabricação, distribuição e comercialização desses produtos.
A Anvisa optou pela proibição por falta de estudos científicos que comprovem a segurança da babosa, ou seja, falta garantia de que ela não seja prejudicial à saúde.
Existem sucos à base da planta, e seus revendedores costumam falar sobre possíveis efeitos benéficos, como a redução dos níveis de glicose no sangue.
De acordo com o órgão, não há comprovação da segurança do uso do componente e nem registro para esse fim. A restrição foi publicada nesta segunda-feira no “Diário Oficial” da União.
A Aloe Vera é uma planta conhecida popularmente como babosa. É usada principalmente em produtos para o cabelo, mas recentemente também era encontrada em bebidas e alimentos, inclusive com função de emagrecimento.
Por se encaixar na categoria de “novos alimentos”, a planta precisa se submeter ao registro da Anvisa para poder ser comercializada com esse fim.
De acordo com a resolução, o uso da Aloe Vera é regulamentado apenas como aditivo na função de aromatizantes de produtos de limpeza, alimentos e bebidas, o que continua sendo permitido.

2 comentários:

  1. OLA TUDO BEM....PÚBLICA UMA NOTICIA SOBRE UM PRODUTO, ACHO QUE VAI BOMBAR...

    MÁQUINA DE GELO

    www.bellgonline.com

    ResponderExcluir
  2. Uai David do Vale Júnior,
    fala pro diretor de publicidade da empresa manter contato e negociar uma mídia no blog.
    Aí a gente publica, né!

    ResponderExcluir

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.