23 de nov. de 2011

Chuvas causam transtornos em Parauapebas

As chuvas que caíram na manhã de quarta-feira alagaram inúmeras casas e ruas


A chuva que caiu na manha de quarta-feira, 23, não perdurou tanto pelo tamanho dos estragos causados, principalmente no bairro Rio Verde.
Moradores das proximidades do igarapé que corta as ruas Araguaia, 24 de Março, Sol Poente, Marabá e São João, todas no bairro Rio Verde, sofreram danos materiais além do risco de contrair várias doenças.
As ruas Liberdade e JK foram parcialmente alagadas e, por isto, as lojas daquelas proximidades foram fechadas.  
Maria das Graças Ximenes, moradora da Rua 24 de Março, local de Alagamento, é uma das vítimas dos constantes alagamentos ocorridos. Sua casa fica muito próxima do igarapé que corta o bairro Rio Verde e ultimamente vem sendo inundada a cada chuva. Ela enumera que perdeu todos os móveis, colchões, sofás, guarda roupa, armário, computador, ventilador, maquina de lavar,roupa etc.
“Quero saber o que vão fazer comigo para recuperar minhas coisas?”, interroga ela, contanto que sua casa, construída de madeira, está caindo por causa dos constantes alagamentos que ela diz chegar a 1,5 metros de profundidade.
Perguntada a quem irá cobrar pelos prejuízos ela diz: “Não. Não conheço ninguém como governo em Parauapebas.”
Maria de Nazaré, moradora da rua Sol Poente, na conhecida Baixada fluminense, me mostrou o interior de sua casa: piso estourado pelas águas, tábuas apodrecidas pela umidade e nenhuma condição sanitária. “Fiz minha inscrição no Programa Minha Casa Minha Vida e não fui contemplada; disseram que já tenho uma casa e não preciso ser beneficiada”, lamenta ela, contanto correr ali todos os riscos de contrair uma doença. Ela me confidenciou que todas as casas daquelas proximidades jogam a descarga sanitária diretamente no terreno baldio e, naturalmente, é levada para o Igarapé.
São estes detritos que levados pelas águas das enchentes invadem casas, ruas e comércios por onde passa.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado por nossos editores e, caso não seja ofensivo nem imoral, será posteriormente postado.